quarta-feira, 17 de março de 2010

Sugestões para elaboração de sinopses

Nesses dias alguns estudantes falavam da dificuldade de elaborar sinopses, o que me instigou a pesquisar a respeito e a produzir este texto no intuito de colaborar com produção do mesmo.

De acordo com o minidicionário de Língua Portuguesa Melhoramentos (1997), resumo, síntese, sumário são sinônimos de sinopse.

Para o Dicionário Aurélio, sinopse é um substantivo feminino e pode significar: 1. Quadro sintético de uma obra literária, científica, dentre outros; 2. visão de conjunto; 3. síntese, resumo, sumário, resenha.

Com base nas definições dos referidos dicionários, portando, a sinopse é um texto breve e objetivo.

Noutras pesquisas pela internet vimos que sinopse é um gênero textual facilmente encontrado em livros, catálogos de livros e fitas de vídeo. Nela realizamos exposição sintética, objetiva e precisa da estrutura narrativa de um livro ou filme, a partir do enredo principal, destacando-se elementos tais como personagens centrais, espaço ou tempo e situações-chave da história.

Para entender melhor o que é uma sinopse leia o texto abaixo:
Gao é professor da Escola Primária Shuiquan e precisa sair de licença para cuidar da mãe doente. Um lugar distante e pobre, a única pessoa que aceita substituir o professor é uma menina de 13 anos: Wei Minzhi. Como a evasão escolar é muito grande, Gao instrui a Wei a não permitir que nenhum de seus alunos abandone o curso, prometendo-lhe 10 yuans extras em seu pagamento. Perdida em meio às crianças, Wei faz tudo para manter os alunos na escola, até que um garoto de 10 anos é obrigado a partir para a cidade em busca de trabalho. Para trazê-lo de volta, Wei inicia uma incansável jornada à procura de seu aluno na cidade grande.

Agora responda:
1. Esta é uma sinopse do filme “Nenhum a menos”, dirigido por Zhang Yimou. Qual seu enredo principal?
2. Quais personagens são citados?
3. Em qual tempo ou lugar a história se desenvolve?
4. Qual a principal trama desta história?

Que tal produzir a sinopse de um filme?! Assista-o com essa intenção e procure produzir um texto que desperte no leitor o desejo de assistir o filme.

E a sinopse de um texto? Leia o exemplo abaixo e veja como os elementos que devem compor uma sinopse estão claramente relacionados por quem produziu o texto.
O que é o amor? Sentimento imutável ao longo da História ou manifestação vinculada ao seu tempo? As pessoas namoravam e se beijam hoje da mesma forma que fazxiam durante o período colonial? A historiadora Mary Del Priore responde a essa questões percorrendo, com competência e leveza, 450 anos de idéias, práticas e modos amorosos no Brasil. Da rígida família patriarcal até a “desordem amorosa” propiciada pela pílula e pela revolução feminista, do amor-paixão ao amor que leva ao casamento, do flerte à paquera, a autora aborda séculos de vida amorosa no Brasil. Ricamente ilustrado, História do amor no Brasil é leitura ideal para mulheres e homens que querem entender – e viver – o afeto mais cantado da História.

Compare as duas sinopses. O que há de semelhante ou quais diferenças há entre elas? Ambas despertam o interesse do leitor/expectador?

Depois que expomos definições e exemplos, propomos identificação dos elementos e comparação entre sinopses, que tal produzir a sua?!

Passem por aqui depois, expondo suas produções, ok?!

Referências
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
MELHORAMENTOS minidicionário de língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997.
NENHUM a menos. Direção: Zhang Yimou. Roteiro: Xiangsheng Shi. Intérpretes: Minzhi Wei, Huike Zhang, Zhenda Tian, Enman Gao, Zhimei Sun, Yuying Feng, Fanfan Li, Yichang Zhang, Xu Zhanqing, Hanzhi Liu, Ma Guolin, Wu Wanlu, Liu Ru, Wang Shulan e Fu Xinmin. Produzido por Guangxi Film e Beijing Ney Picture.
SINOPSE. In: DICIONÁRIO Aurélio on-line. Brasil, 2010. Disponível em: Acesso em: 16 mar. 2010. 

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!