Dinâmicas de grupo e Jogos

Nesta página do Ateliê de educadores registraremos uma série de dinâmicas de grupo e jogos que poderão ser utilizados em qualquer atividade educacional. Acolhemos sugestões de todos. Estas poderão ser enviadas por meio de comentários.

SUMÁRIO

DINÂMICA DOS RÓTULOS
VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO?
EXERCÍCIO DAS QUALIDADES
PRÓXIMO/DISTANTE
ESCOLHA SUAS LIDERANÇAS
AUTO-AVALIAÇÃO GRUPAL
ESCOLHA CUIDADOSAMENTE SUAS PALAVRAS
CIDADANIA
ABRIGO SUBTERRÂNEO
CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE
BINGO DOS VALORES


DINÂMICA DOS RÓTULOS

A. Objetivos
Favorecer reflexão sobre a influência dos preconceitos e dos sentimentos nas relações interpessoais.

B. Recursos Necessários
Rótulos em papel ofício
Fita adesiva

C. Procedimentos
01. Em folhas de ofício, escrever os seguintes rótulos:

02. As palavras acima devem ser de um tamanho visível para todos na sala. Além destes rótulos, podem ser utilizados outros de acordo com a intenção do facilitador e a realidade do grupo.

03. Escolher uma pessoa por rótulo, colocando-a de frente para o grupo.

04. Mostrar para o grupo o rótulo, sem que o escolhido veja. Quando o escolhido for responder a alguma pergunta (Por exemplo: O que você pensa sobre o preconceito?), grupo deverá reagir de acordo com o rótulo e com a atitude sugerida no papel.

05. O grupo não poderá ler em voz alta o que está no papel, mas representar o que ele pede com expressão corporal. O escolhido não poderá ver o papel, mas identificar o rótulo que lhe coube observando a atitude do grupo, enquanto tenta responder a uma indagação.

 
VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO?

A. Objetivos
+ Perceber a importância de "saber ouvir";
+ Identificar os fatores que facilitam e/ou dificultam a comunicação.

B. Recursos necessários
Tiras de papel com instruções.

C. Procedimentos
1. Formar duplas. Numerar os participantes de cada dupla com os números 1 e 2, aleatoriamente;
2. Unir todos os participantes que receberam o n. 1 e dar as seguintes instruções: "Você irá contar uma história ao seu par. Pode escolher uma história real, da sua própria vida, ou criar algo. Mas a sua tarefa é contar essa história ao seu parceiro do começo ao fim e certicar-se de que ele compreendeu bem o que você contou";
3. Unir os participantes que receberam o n.2 e dar-lhes instruções individuais, pois cada um deles desempenhará um papel diferente em sua dupla. Todos os papéis têm o objetivo de interferir na comunicação, dificultando-a.

Sugestão de papéis:
* Dê palpites sem ser solicitado durante o relato do seu par;
* Interrompa frequentemente seu par, impedindo-o de chegar ao fim de sua história;
* Mude de assunto várias vezes durante o relato do seu par;
* Não responda nem pergunte nada durante todo o relato;
* Peça constantemente ao outro que repita o que acabou de dizer;
* Procure contar uma história melhor do que a que o seu par está contando;
* Observe o resto da sala enquanto o seu par está falando;
* Ria e ache graaça quando seu par fala sério;
* Faça perguntas sobre todos os detalhes da história;
* Conclua as frases do seu parceiro antes dele, tentando adivinhar o que ele vai dizer.

4. dadas as instruções, as duplas sentam-se espalhadas pela sala, executando a tarefa ao mesmo tempo;
5. O facilitador observaa o grupo e determina o final da atividade ao perceber que a maioria das duplas concluiu a tarefa ou já se encontra suficientemente mobilizada;
6. Em plenário, cada dupla expõe para o grupo o que aconteceu durante a execução da atividade e como está se sentindo;
7. Deposi de explorar os comentáarios sobre a atividade, ampliar a discussão para os seguintes pontos: como você se swente quando alguém não escuta você? É difícil para você escutar o outro? E falar de si? Que atitudes no outro facilitam a sua expressão?


EXERCÍCIO DAS QUALIDADES

A. Objetivos
Dar-se conta das qualidades positivas existentes no grupo;
Perceber as qualidades do outro e expressá-las;
Avaliar qualidades pessoais.

B. Recursos necessários
Tiras de papel;
Lápis ou caneta esferográfica.

C. Procedimentos
1. Grupo em círculo, sentados;
2. Distribuir para cada participante duas tiras de papel em branco. Solicitar que pensem no vizinho da direita e da esquerda, procurando a qualidades positiva que lhe chama a atenção em cada um deles;
3. Escrever as qualidades, uma em cada tira. Não identificar. Dobrar;
4. O facilitador recolhe todos os papéis, embaralha e redistribui (dois papéis para cada participante);
5. Solicitar que cada um assuma os papéis recebidos como se tivessem sido escritos por si, procurando no grupo quem possui as qualidades neles expressos;
6. Pedir que cada participatne leia alto as qualidades que tem nas mãos, dando-as à pessoa que julga possuí-las e jusstificando o motivo de sua escolha;
7. Pedir que cada um comente as qualidades recebidas;
8. Solicitar que cada pessoa, em ordem no círculo, diga as qualidades ue escreveu inicialmente para os seus vizinhos;
9. Em plenário, compartilhar com o grupo o que mais lhe chamou a atenção na atividade.


PRÓXIMO/DISTANTE

A. Objetivo
Perceber as relações de proximidade e de distância existentes entre os membros do grupo.

B. Recursos necessários
Pedaços de papéis.

C.Procedimentos
1. Dispor o grupo em círculo, sentado;
2. Cada participante recebe dois papéis em que escreverão duas mensagens, um para a pessoa do grupo da qual se sente mais próximo e outra para a pessoa de quem se sente mais distante.
3. As mensagems devem iniciar por:
* "Eu me sinto próximo de você porque...";
* "Eu me sinto distante de você porque...".
4. Asinalar, dobrar e colocar o nome do destinatário por fora.
5. Recolher e distribuir as mensagens;
6. Cada pessoa comenta as mensagens que recebeu e faz as perguntas que julgar necessárias.


ESCOLHA SUAS LIDERANÇAS

A. Objetivo
Dar-se conta da percepção que o grupo tem de cada um de seus componentes;
Possibilitar a identificação de lideranças.

B. Recursos necessários
Papel ofício;
Lápis.

C. Procedimentos
1. Formar subgrupos;
2. Distribuir papel e lápis para cada subgrupo, que deve escolher dentre todos os participantes do grupo, lideranças para as seguintes situações:
* um piquenique;
* Uma festa dançante;
* um ato religioso;
* um grupo de estudo;
* uma greve estudantil;
* uma campanha de arrecadação de alimentos;
* um multirão para construção de uma casa;
* uma gincana;
* um aniversário-surpresa;
* um grupo de dança;
* uma bagunça qualquer.

3. Os subgrupos apresentam suas escolhas e as justificam;
4. Cada participante deve anotar as situações para as quais foi indicado;
5. Analisar e refletir as indicações feitas: comentar as indicações recebidas; comeentar as indicações com as quais concorda e/ou discorda; partilhar com o grupo o que lhe chamou mais a atenção.
6. Colocar para o grupo que quanto mais lideranças houve num grupo, masi rico este será, pois assim se aproveitam as diferenças e aptidões individuais para o benefício do coletivo.


AUTO-AVALIAÇÃO GRUPAL

A. Objetivo
Oportunizar reflexão sobre dificuldades e contribuições de cada integrante no grupo.

B. Recursos necessários
Lápis;
Papel ofício.

C. Procedimentos
1. Grupo em círculo, sentado;
2. Distribuir papel e lápis para os membros do grupo;
3. Pedir que respondam por escrito: "Qual a minha mair dificuldade neste grupo?"
4. Recolher todos os escritos, misturá-los e distribuí-los;
5. Cada participante lê alto as dificuldades do outro como se foessem suas e dá sugestões para resolvê-las;
6. Em plenário, analisar as sugestões surgidas:
* Quais são as maiores dificuldades do grupo?
* Que sugestões chamaram a sua atenção?
* De tudo o que ouviu, o que surpreendeu você?


PERCEBENDO O GRUPO

A. Objetivo
Promover a comunicação entre todos os participantes do grupo.

 

B. Recursos necessários
Folha de ofício;
Lapis ou caneta esferográfica.

C. Procedimentos
1. Cada participante do grupo recebe uma folha de ofício em branco e escreve o seu nome no alto dela. Neste momento o grupo deve estar em círculo;
2. A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever para a pessoa cujo nome se encontra no alto da folha;
3. Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem;
4. Cada um lê silenciosamente as mensagens recebidas;
5. Em pelnário pode-se comentar: o que foi surpresa para cada um, o que já esperava e o que mais tocou.


ESCOLHA CUIDADOSAMENTE SUAS PALAVRAS

A. Objetivo
Expressar os pensamentos e sentimentos por meio do uso de frases que permitam uma boa comunicação.

B. Recursos necessários
Papel ofício;
Lápis.

C. Procedimentos
1. Formar duplas;
2. Dar a cada dupla uma folha de papel e um lápis. Pedir que listem todas as frases que ouvem frequentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofensivas ou que causam desconforto. Informar tempo para execução;
3. Pedir a cada dupla que, das frases escirtas/listadas, escolham a mais forte para apresentar ao grupo;
4. Quando todas as duplas tiverem escolhido sua frase, pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.
5. cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.
6. O grupo, em plenário, comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.


CIDADANIA

A. Objetivo
Promover reflexões sobre cidadania.

B. Material necessário
Papel ofício
Papel metro
Lápis
Fita gomada

C. Procedimentos
1. Distribuir para cada pessoa uma folha de papel e um lápis;
2. Solicitar ao grupo que crie novas palavras, utilizando-se das letras que compõem esta palavra. As palavras criadas devem ter relação com cidadania. Deixar claro que é preciso respeitar o númeor de vogais e consoentes contidas na palavra matriz, ou seja, as palavras criadas não devem ultrapassar o número de vogais e consoantes existentes na palavra original. Tentar listar o mior númeor possível de palavras em 10 minutos;
3. Cada participante lê sua lista de palavras, enquanto o facilitador as escreve no quadro;
4. Formar subgrupos, solicitando que tentem construir frases sobre cidadania que contenha o mairo númeor possível das palavras ditas. Escrever em papel metro;
5. Apresentar em plenário as frases produzidas nos subgrupos;
6. Ressaltar em plenario os pontos mais significativos sobre cidadania, registrados nas frases expostas.


ABRIGO SUBTERRÂNEO

A. Objetivos
Refletir sobre a diversidade;
Analisar preconceitos.

B. Material necessário
Lápis e papel para anotação

C. Procedimentos
01. Dizer, o seguinte, a todos do grupo: estamos na eminência de uma guerra nuclear. Há um abrigo no qual apenas três pessoas poderão se proteger, garantindo sua sobrevivência. Quais, das relacionadas abaixo, você escolheria?
Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;
Um advogado, com 25 anos de idade;
A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;
Um sacerdote, com a idade de 65 anos;
Uma prostituta, com 35 anos de idade;
Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários crimes;
Uma universitária que fez voto de castidade;
Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;
Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo nível mental;
Um homossexual, com 47 anos de idade.

02. Num primeiro momento, cada pessoa deve fazer sua lista de candidatos, anotando-a num pedaço de papel;
03. Formam-se grupos, partilham-se as escolhas e em cada grupo deve-se decidir por uma lista comum (de três pessoas);
04. Depois, em plenário, apresentam-se as listas de cada grupo e abre-se uma discussão.


 

CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE

A. Objetivo
Refletir sobre a realidade e sobre a importância das pessoas nos grupos sociais.

B. Material necessário
Fichas com nomes de profissões.

C. Desenvolvimento
01. Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão e deve encarná-la;
02. Por um instante analisar a importância daquela profissão. Depois da interiorização deve dizer. Vamos viajar porque aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar);
03. Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode salvar sete pessoas. O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas.
BINGO DOS VALORES

A. Objetivos
+ Trabalhar a compreensão de alguns valores;
+ Sensibilizar para refletir sobre valores necessários ao funcionamento de um grupo;
+ Estimular a pesquisa de conceitos em dicionários.

B. Materiais
+ Pedaços de papel (1/8 de folha de ofício);
+ Canetinhas hidrocor, lápis ou caneta comum;
+ Dicionário.

C. Procedimentos
01. Solicitar ao grupo que escreva nomes de valores em pedaços de papel. Para cada 1/8 de ofício, escrever um nome. Ex: Amizade, Afeto, Cooperação...
02. Anotar todos os nomes registrados pelo grupo num quadro, para que todos possam ver.
03. Recolher os nomes e redistribuí-los no grupo. Exemplo: para cada pessoa uns 4 a 5 papéis.
04. Solicitar que cada integrante do grupo pesquise no dicionário o significado de cada palavra e anote no verso do papel.
05. Recolher os papéis como as palavras e seus significados, dobrando-os e colocando-os numa caixa.
06. Solicitar que cada integrante faça uma lista de dez valores aleatoriamente, componto uma espécie de cartela de bingo. Nesse sentido, cada integrante deverá ter uma lista diferente.
07. Sortear os papéis depositados na caixa e ler os conceitos. Enquanto isso o grupo procura identificar a que palavra está associado aquele conceito.
08. Quem tiver a referida palavra em sua cartela, marca.
09. Ganha quem marcar todas as palavras de sua cartela.




































































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