Eventos e cursos

A Universidade Aberta do Nordeste abriu inscrições para o Curso de extensão "Cidadania ParticipAtiva", totalmente gratuito e com direito a certificado de 90 horas.
As inscrições, já abertas, podem ser realizadas pelo endereço: ava.fdr.org.br
O curso estará aberto para participação a partir do dia 02 de outubro de 2017.


A JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância é um evento online, aberto e gratuito organizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, que ocorrerá entre 27 de Abril a 10 de Maio de 2015. Os inscritos terão direito a Certificado de participação emitido após o final do evento.
A JOVAED envolverá diversas atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, dispositivos móveis e webconferências, dentre outras. As atividades serão coordenadas por diversos profissionais que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior.
Portanto, reserve na sua agenda o período de 27 de Abril a 10 de Maio de 2015 para participar das inúmeras atividades que serão realizadas durante a JOVAED.




Diversos eventos acontecem no mês de outubro em Salvador para discutir e mobilizar a sociedade sobre questões relacionadas à realidade das crianças com até 6 anos no país.


Participe de evento promovido pelo Fórum Baiano de Educação infantil:



Aula inaugural na UFBA com com Cipriano Luckesi: 21 de março de 2011




A Academia de Letras da Bahia promove, no final de março de 2011, o III Seminário Manoel Querino: Personalidades negras:




A partir de abril de 2011 o Instituto Geografia e Histórico da Bahia promove:





Em agosto o Instituto Gegráfico e  Histórico da Bahia (IGHB) estará promovendo entre os dias  10 a12 de agosto, das 14h às 18h, o II Seminário A Urbanização de Salvador em três tempos - Colônia, Império e República.
É provável que as inscrições para este evento acontecerão a partir do primeiro dia. Vamos aguardar divulgação!

************************************



O governo do Estado da Bahia promove:
I Seminário Nacional de turismo Étnico Afro

Clique na imagem para visualizá-la melhor.


***********************************

A fundação Clemente Mariani está promovendo
Cursos Livres  - História e Etnia


Facilitador: John Manuel Monteiro  - Universidade Estadual de Campinas - Doutor em História pela University of Chicago, Estados Unidos



Data e horário: 16 a 20 de agosto de 2010  - 14 às 18h.



Local: Fundação Clemente Mariani  - Rua Miguel Calmon, 398 Ed. Conde Pereira Marinho - Comércio - 40015-010 - Salvador BA

Investimento: R$ 30,00

Inscrições e informações: (71) 3243 2491 (71) 3243 2491
3243 2666   -  academico@fcmariani.org.br



Público-alvo: Concluintes de cursos de graduação e pós-graduandos em História e áreas afins.

*****************************************  
GRAMSCI SEMINÁRIO - UNEB

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o Museu Pedagógico – MP/UESB e o Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Bahia – HISTEDBA pretendem realizar nos dias 31 de maio e 1º de junho um seminário, visando reunir discussões que retomem as reflexões sobre o pensamento de Antonio Gramsci e sua atualidade. O evento acontecerá na UNEB, Campus I, Cabula, Salvador.
O objetivo é realizar um debate, provocado por interlocutores como Dermeval Saviani, Paolo Nosella, Edmundo Dias e José Claudinei Lombardi que apresentam uma importante trajetória de estudos sobre Gramsci, e outros colegas como Lívia Diana Magalhães, Eurelino Coelho, Wilson Santos, Carlos Zacarias, das universidades estaduais baianas, que propõem estudos cujos temas e problemas, sobretudo de ordem histórica, continuam desafiando a educação, a política, a cultura e a economia brasileira.
A inscrição como ouvinte é gratuita. Pode ser feita a partir do dia 17/05 no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), do Departamento de Educação, do Campus I, Uneb, Cabula. O interessado deve procurar Zezé, a secretária do NUPE. Também, pode ser realizada no e-mail eventogramsci@ yahoo.com. br. É preciso preencher a ficha de inscrição, que está anexada, e enviá-la para o e-mail eventogramsci@ yahoo.com. br . Além disso, o site da Uneb deixará um link a partir do dia 17/05 para realizar a inscrição. Outra opção é fazer a inscrição no primeiro dia do evento, no dia 31 de maio, pela manhã. A primeira palestra “Gramsci e a Educação no Brasil”, de Dermeval Saviani, começará às 09:00h, e as inscrições acontecerão de 08:00 às 09:00h.
Público Alvo: Professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação e demais membros da comunidade acadêmica.






Incluí Dois SEMINÁRIO - UNEB
No dia 08 de maio estaremos com palestras Como Dando Continuidade e discussões Acerca da Educação, Inclusão e Acessibilidade na segunda Edição do Seminário Incluí. Como Estão os OS Inscrição Abertas Ser e podem efetuadas Até o dia do Evento OU blog Pelo Diretamente do Seminário (Confira o link abaixo) por qualquer profissional, estudante de educação, áreas afins e demais interessado. 

O Seminário tera 5 horas e de Duração Equivalente Garante Certificado com carga horária. Será Realizado Não Auditório Jurandyr Oliveira (UNEB - Departamento de Educação
Campus I).
Inscrições: http://inclui.wordpress.com/inscricao/
Data: 2010/08/05
Horário: 8 Às 13h
Local: Auditório Jurandyr Oliveira (UNEB - Departamento de Educação
Campus I).
 


DIREITOS HUMANOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - Abertas 2010 - Inscrições! *** - Início dia 03 de maio

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos:
http://educacaoadistancia.org.br
contato@educacaoadistancia.org.br

*** Procure logotipo Realizar Inscrição PORQUE SUA Uma procuração Por este Curso e grande.



SEMINÁRIO: FORMAÇÃO DOCENTE EM EJA: AVANÇOS E DESAFIOS - 03 e 04 de maio de 2010
Este Seminário constitui-se em meta prioritária Uma do Projeto de Pesquisa "Formação Reflexiva em Educação de Jovens e Adultos (EJA): questionamentos, inquietações e perspectivas" (UNEB, SEC / Ba, FAPESB). Pretendemos discutir Questões vinculadas à Formação Docente da Educação de Jovens e Adultos sem sentido de Bem sucedidas Conhecer e compreender EXPERIÊNCIAS OS Obstáculos Como Desafios Parágrafo superação. Temos de Expectativas do final Que Não possamos Seminário COM UM Quadro elaborar Diretrizes Pedagógicas Que conduzam a Um Modelo de Formação continuada Que atenda Demandas Como Fazer com Intenção Corpo Docente de viabilizar Condições Parágrafo se desenvolver Uma proposta pedagógica de Melhor Qualidade. Os Educadores e Pesquisadores da Constituinte EJA-se não-Alvo Público Deste Seminário.

Informações: 8889-5437 OU sembaeja @ gmail. com




Promove Prefeitura de Salvador:



Curso avançado em Estudos Étnicos e raciais Pós-Afro da UFBA Promove Palestra "Genética, Política, Raça e Orientação Sexual. Dia 16 de abril de 2010, às 17 horas. Com Professor Dr. Peter Fry, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participem e Divulguem!



O SENAI ESTÁ disponibilizando cursos gratuitos Para Pessoas com Deficiência o Física, Auditiva; e Pessoas com idade A partir de 45 anos.
Serao disponibilizados Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante Toda Uma Carga Horária dos cursos voltados par Pessoas com Deficiência auditiva.  

Matrícula n º Documentos Necessários:
+ Originais e Cópias de: RG CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade.

Clique Aqui e veja Uma Disponibilidade de Curso Por Unidade de ensino do Senai.
Informações
Daniela Mendes R. Rocha
Núcleo de Gestão e Relações com o Mercado - SENAI CIMATEC
Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador - BA, 41,650-010
(71) 3462-9501 / 3462-9568


PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO
Inscrições Abertas Estão os SO Como hum par Seleção da 11 ª turma do pré-vestibular Gratuito oferecido Pela ONG Educacional Oficina de Cidadania. São 150 vagas voltadas par de Todas Pessoas Como idades, tenham Que cursado da 5 ª série AO 3 º ano em escolas da Rede Pública.


Participar do Pará, se se interessados devem preencher Formulário OS site da Consultec softwares antigos UM (www.consultec.com.br) E Pagar Uma taxa de R $ 30. Como Não Acontecem aulas Instituto de Geociências, no campus de Ondina.

(Notícia Publicada NA edição de 2010/09/04 do CORREIO)


N º 12, de 15 de abril de 2010 dias o Programa de Pós-Graduação em História da UFBA Promove o II Encontro de Novos Pesquisadores em História. E Ainda Possível inscrever-se Para os minicursos promovidos Neste Evento. Mais Informações.

Nos dias 19 e 20 de abril haverá Uma Apresentação do Projeto Parabólica em Salvador, Organizado Pela Fundação Palmares.


O Projeto TEM promover Parabólica Finalidade Por o Diálogo direto Entre o Governo e OS Agentes sociais Não se se interessados cultura Uma Desenvolvimento de Políticas Públicas e Projetos Que promovam e disseminem afro-brasileira. Coordenado Pelo departamento de fomento Promoção da cultura afro-brasileira, da Fundação Cultural Palmares, vinculada AO Ministério da Cultura (MINC), o Parabólica Visto Buscar Caminhos diretos e simplificados n viabilizar Ação interativa e dinâmica da CULTURA NEGRA.

Data: 19 a 20 de abril 2010
Endereço: Avenida 7 de setembro, 1330 - Campo Grande - Ao lado da Casa da Itália
Contato: mota 3322-3488/Luciana
Para inscrever-se, Clique Aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *







* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia UM Promove I Jornada Pedagógica do Ensino de Graduação, Que Sera Realizada Nos dias 07, 08 e 09 de abril Não Departamento de Educação - Campus I, n º s turnos matutino, vespertino e noturno.
O Evento oferece mini-cursos, palestras e oficinas Sobre os Mais Variados Temas Relevantes Uma área de educação. Alem de proporcionar Conhecimento e Entretenimento cultural o Evento Fortalece o elo Entre graduação, pós-graduação e de comunidades adjacentes Uma universidade.

Como Inscrições Serao Feitas Não blog  Jornada da UNEB com 2.010,1 Direito Uma Certificação.




* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Oficina de Xilogravura, facilitado Por Eliomar Tesbita


O Museu Henriqueta Catharino realizará visitas especializadas e oficina de xilogravura com o artista plástico Tesbita Eliomar, Como parte das Atividades educativas da Exposição Via Sacra


Dias 7 e 14 de abril de 2010
De 10 e 15 às 12h Às 17h
da Local: Fundação Instituto Feminino da Bahia
Público: grupos de escolas (10 a 16 anos)

INSCRIÇÕES Gratuitas
3329-5522 / 3329-5520 Museu@nino.org institutofemi. br
Vagas Limitadas

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!