segunda-feira, 11 de abril de 2011

Páscoa - Um plano de aula

segunda-feira, 11 de abril de 2011
Rebecca Lobo e Osimara Barros, estudantes de Licenciatura em Pedagogia na FACESA,  compartilham conosco uma proposta de plano de aula sobre Páscoa. O mesmo foi elaborado na disciplina Didática I, mediado pela professora Kátia Barros. Agradecemos por este gesto, especialmente pela inspiração que pode proporcionar. Enquanto sugestão, este projeto pode ser modificado, atendendo a necessidades locais.

 I. Tema
Páscoa : contexto histórico e religioso .

II. Objetivos
Geral
Discutir o que é a Páscoa, analisando a sua origem e compreendendo o seu significado para a vida das pessoas.

Específicos
Conceituais:
+ Compreender a origem da Páscoa;
+ Analisar o costume estabelecido referente a essa festa;
+ Discutir o sentido da festa e sua beleza;
+ Comentar o contexto histórico envolvido na origem da Páscoa.

Procedimentais:
+ Coletar conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionamentos e discussões sobre o assunto;
+ Assistir um filme que relate o contexto histórico, político, social e religioso em que surgiu a Páscoa;
+ Apresentar o conceito e os costumes da festa por meio de cartazes ou desenhos;
+ Executar o preparo da ceia da Páscoa, a partir da pesquisa realizada e do estudo da mesma;
+ Confeccionar objetos que retratem o verdadeiro símbolo da Páscoa, o cordeiro, por meio de materiais recicláveis, papéis diversos, dentre outros;
+ Repartir a ceia com todo grupo, vivenciando sentido ao seu significado;
+ Distribuir lembranças de cordeiro para fixar a sua representação na festa.

Atitudinais:
+ Despertar a consciência em relação ao sentido pascoal;
+ Perceber como se celebra uma ceia pascoal e quais valores podemos adquirir para as nossas vidas por meio da mesma;
+ Estimular o desenvolvimento de valores por meio do trabalho em grupo, tais como: a solidariedade, colaboração, união e compartilhamento ao repartir a ceia com todos;
+ Praticar atitudes sadias nas famílias e na sociedade que demonstrem a importância do sentido da Páscoa nas nossas vidas.

III. Sequência didática
1. Recomendar aos estudantes uma pesquisa sobre o êxodo no Egito;
2. Após trazerem pesquisas sobre o êxodo (a saída dos israelitas do Egito para a terra de Canaã) solicitadas previamente pela professora, assistir juntamente com os estudantes o filme “Príncipe do Egito” que demonstra o contexto histórico onde foi instituída a Páscoa;
3. Levantar perguntas e hipóteses no grupo sobre a compreensão da páscoa e, em seguida, traga relato bíblico e histórico sobre como foi instituída a páscoa;
4. Apresentar os símbolos da páscoa e seus respectivos significados e da sua celebração por meio de cartazes ou de desenhos;
5. Propor a confecção de ovelhas com sabonete ou porta-lápis com material reciclável;
6. Preparar uma ceia, envolvendo todos os estudantes.

IV. Recursos
+ Televisão e DVD;
+ Material reciclável: lata, garrafas, dentre outros;
+ Algodão;
+ Cola;
+ Papéis diversos;
+ Ceia: Erva amarga, cordeiro assado, pão sem fermento, suco de uva;
+ Tigela, copo, prato, talheres;
+ Imagens e figuras sobre o significado da Páscoa.

V. Avaliação
+ Participação colaborativa dos alunos;
+ Observação e análise de todas as atividades realizadas em sala de aula, inclusive discussões e reflexões;
+ Elaboração de um texto e desenho que relate o aprendizado sobre o tema Páscoa, assinalando suas representações e significados.

VI. Referências

BÍBLIA. Antigo Testamento, Êxodo. Português. Bíblia Sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ed. rev. e cor. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. p.62-64.

EQUIPE NOVO TEMPO. Páscoa: qual o seu verdadeiro significado ? Disponível na Internet via: http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/pascoa_significado.html. Acesso em 13 de Abril de 2009 às 11:10 hs.

A verdade sobre a Páscoa. A Páscoa é a maior de todas as festas da cristandade! Mas sua verdade tem sido escondida durante séculos. Disponível na Internet via: www.picarelli.com.br/mensagens/mens210403a.htm. Acesso em 14 de Abril de 2009.

Ingredientes do sêder. Índice. As principais mitsvot do Sêder são: comer matsá; narrar a história do Êxodo ao recitar a Hagadá e explicar o significado de ...; Disponível na Internet via: www.chabad.org.br/datas/pessach/guia/seder/ingredientes.htm. Acesso em 14 de abril de 2009.

3 comentários:

Priscila Genaro disse...

Oi, Professor gosto muito de acompanhar seu blog, ao ler esta postagem sobre este plano de aula fiquei pensando no público alvo, como sou cristã sempre trabalhei com meus alunos a Páscoa e seus simbolos tal qual nesta proposta, porém a dois anos trabalho com uma turma que integram 5 alunos de familias não cristãs, o que me colocou frente ao questionamento: Como trabalhar este tema religioso, que também é histórico e cultural sem agredir a diversidade religiosa que existe em nosso país?
Obrigada pelas maravilhosas colaborações que faz com este blog.

Osimara disse...

Olá professor, ficou ótimo os ajustes. Que bom que já tem ajudado alguem. Abraços!gis

Niuza Eugênia do Amaral Lima disse...

Bom dia caro colega,

Enviei-lhe um email esta semana com algumas colocações sobre a proposta do curso "Objetos de Aprendizagem".Estou aguardando retorno de sua opinião!
abraço e bom fds
Niuza Eugênia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Ateliê de Educadores © 2008. Design by Pocket