sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dinâmicas para formação de grupos - Os bichos

No trabalho com grandes grupos alguns assessores costumam propor o desenvolvimento de atividades em pequenos grupos e, para isso, cuidam da formação destes. Nesse sentido, grupos podem ser organizados por afinidade, espontâneamente ou com a distribuição de números. Pensando nisso, compartilhamos com nossos leitores uma sugestão de dinâmica para a formação de grupos. A esse dinâmica, de domínio público, atribuímos o nome "Os bichos".

01. Num primeiro momento distribuímos entre todos os participantes uma cópia do seguinte texto:
Uma velha senhora chamada Renata morava sozinha na mata, num pequeno bangalô. Um dia, enquanto dormia, recebeu a visita de um estranho cobrador. Era um homem de cabelo sarará, que empurrou a porta e, logo que entrou, o mais forte que podia ele gritou: "sua dorminhoca, que só gosta de fofoca, pague logo o que me deve e não me venha avacalhar, oferecendo bóia ou papo barato, que não vou suportar". A velha senhora pulou da cama com o cabelo ainda emaranhado, calçou o sapato e, tremulando sem parar, uma célebre modinha começou a cantar. Os bichos que estavam na mata conheciam aquela melodia e logo foram acudir a velha senhora que morava sozinha.

02. Solicitamos que os mesmos leiam o texto, procurando identificar nele o nome de 15 bichos. Os nomes deverão ser listados num quadro, em plenário. Logo depois, podemos conversar sobre o sentimento do grupo a executar esta atividade.

03. Digamos que estamos trabalhando com um grupo de 50 pessoas e queremos formar 05 grupos com 10 pessoas, cada. Dentre os bichos do texto escolhemos, por exemplo, os seguintes nomes: pato, gato, boi, foca e arara. Preparamos 10 papeletas com cada nome e sorteamos entre os participantes.

04. Durante a distribuição ninguém deverá abrir o papel. O mesmo deverá ser consultado a um sinal dado por nós.

05. Com o sinal (comando), cada participantes abre o papel e circula pela sala emitindo o som do animal que sorteou.

07. Os grupos, então, deverão ser formados pela identificação dos sons. Não vale falar: Eu sou do grupo das araras... quem é arara também? Os grupos, como recomendamos, devem ser agrupados pelos sons. Imagine no que vai dá? Será uma verdadeira orquestra da bicharada.

08. Outra coisa! Na descrição desta dinâmica relacionamos o nome de 5 bichos. Que tal ler o texto Os bichos" e identificar os 10 que estão faltando?

09. Depois, entrem em comentários e relacionem aqueles que forem encontrados por vocês! Aguardamos também sugestões de outras dinâmicas para formação de grupos. Abraços!

2 comentários:

Sebastiao UCHOA disse...

Excelente dinâmica, porém não consegui identificar os nomes dos 15 animais.

rosa disse...

Oi Sebastião, consegui identificar, os nomes estão dentro dos outros nomes (dorminhoca - minhoca, avacalhar - vaca).

muito boa a dinâmica, amei.

abraços