quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mediando a aprendizagem colaborativa

Lecionando Metodologia do Estudo Científico neste semestre (2010.2), procuramos estimular entre nossos estudantes  algumas ações que colaborem com a promoção do aprender a aprender. Nesse sentido, além de propor textos como referências, sugerimos que os mesmos buscassem outros textos em livros disponíveis na bliblioteca da faculdade ou em artigos científicos na internet.
Antes disso, preparamos os estudantes quanto a procedimentos de pesquisa, apresentando espaços para investigação, orientando formas de tratamento de informação, como a utilização de fichamentos, dentre outros.
Nesses dias, por exemplo, estamos estudando resenhas críticas e para isso recomendamos as seguintes ações:
+ Realizar fichamento de textos sobre resenha crítica, organizando-as por categorias (palavras-chave) e tecendo comentários;
+ Enviar fichamentos para e-mail do professor, visando a oganização das citações em quadro comparativo.
Com os textos enviados pelos estudantes, organizamos o quadro comparativo e propomos a análise deste em plenário. Consideramos que neste momento podemos, ao mesmo tempo, exercitar a prática de fichamentos; ter uma visão conjunta das idéias dos autores sobre vários aspectos de um tema e dialogar com eles; estudar resenha crítica; estimular a troca de idéias no grupo, favorecendo a aprendizagem colaborativa.
No primeiro encontro vimos como o trabalho de pesquisa desenvolvido em duplas colaborou com uma rica coleta de informações e até pontuamos que se o mesmo trabalho tivesse sido realizado individualmente, provavelmente não teria ficado tão bom.
Outro aspecto que observamos foi que os trabalhos de fichamento não se destinaram apenas ao estudo individual ou para a avaliação do professor, tendo em vista a aferição de nota. Sabemos que a avaliação somativa é importante, no entanto, vemos isso como uma consequência porque compreendemos que mais relevante é o que nós e nossos estudantes aprendem significativamente. Por isso é que acreditamos que devemos também trabalhar com a avaliação diagnóstica e formativa.
Nossa sugestão, nessa perspectiva, é que trabalhos recomendados nas escolas e universidades, tais como fichamentos, resenhas e resumos, sejam apreciados em sala de aula, não se resumindo apenas a trabalhos para fins de avaliação individual e solitária docente. Recomendar trabalhos acadêmicos e não analisá-los em encontros com os estudantes (aulas), ao nosso ver é um desperdício de possibilidade de aprendizagem, é como se "morréssemos na praia".
O estudo sobre resenha ainda está sendo desenvolvido. Com a análise das citações, pretendemos estimular a criação coletiva de um texto a respeito. Assim, estaremos estimulando a produção textual por meio do confronto de idéias entre autores, fazendo-nos autores também. Apresentaremos o resultado nesse blog, eventualmente.

Já que falamos de fichamento e quadros comparativos, expomos logo abaixo os referidos recursos:
Fichamento:
Neste modelo de fichamento mesclamos dois tipos de fichamento: de citação e de comentários.

Quadro comparativo:
Este quadro contém citações colhidas pelos nossos estudantes. É um recurso muito bom para permitir o confronto entre idéias de vários autores sobre itens de um mesmo tema. O mesmo dá uma visão de conjunto e possibilita o exercício da análise e da interpretação.

1 comentários:

Paula Ugalde disse...

Excelente proposta Prof. Sales! É tão mais instigante, motivador e profícuo realizarmos ações de aprendizado colaborativos e termos a possibilidade de compartilhá-los com a comunidade de aprendizagem, tecendo assim uma teia de interlocução de vários diálogos plurais.
Parabéns!
[]s

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