Quando cursava o mestrado (2002 a 2004), uma grande amiga me ensinou uma técnica bem interessante para estudo de textos em sala de aula. Recordando disso, resolvi sistematizar a referida dinâmica e compartilhar com vocês.
Se me perguntarem, não saberei ao certo o nome da dinâmica .Então, que cada um, ao utilizá-lo, batize-o!
Depois de apresentar entre os estudantes da um texto para estudo, divida-os em pequenos grupos com número equitativo de participantes.
Sugira o estudo do texto em grupos e solicite:
Ao grupo A, que preparem uma exposição das idéias centrais do texto. Este será o grupo de exposição.
Ao grupo B, que estudem atentamente o texto, observem a apresentação do grupo A e, logo após, busquem acrescentar idéias e realizar debate. Este será o grupo do debate.
Ao grupo C, que preparem perguntas sobre o texto, para direcioná-las ao grupo de estudantes da com um todo. Será este o grupo das perguntas.
Ao grupo D, que organizem uma apresentação criativa. Nesse sentido, pode ser uma dramatização, uma dinâmica que proponha o aprofundamento do tema, cordel, uma exposição de desenho, dentre outros. Chamamos este grupo de criatividade.
Finalmente, que o grupo E estude com afinco o texto e ao de final das ações dos grupos, realize uma apreciação da exposição, do debate, das perguntas e da criatividade, tendo como referência as idéias do texto trabalhado ou o objetivo de seu autor.
Após vivenciar esta dinâmica, volte aqui e deixe comentários sobre resultados. Abraços!
2 comentários:
Muito bom! Vou utilizá-la na minha turma.
Excelente!!! Criativo e interativo!!!
Postar um comentário