quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dinâmica do Presente

Compartilho com vocês mais uma dinâmica que considero estar relacionada às idéias da Janela de Johari. Nesta, o objetivo é estimular entre os participantes de um grupo a troca de informações positivas. Quando utilizo esta dinâmica noto que o resultado é muito bom para o grupo, já que é um exercício que estimula  o reconhecimento dos valores de cada integrante e a auto-estima.

Material necessário
Revistas ou jornais velhos.

Procedimentos
01. Solicite aos participantes que anotem num pedaço de papel os seus nomes, dobrando-os e entregando-os a você.
02. Entregue a cada participante um desses papéis e recomende que os nomes que cada um pegou não sejam revelados. É uma espécie de "amigo secreto"!
03. Distribua revistas e jornais entre os participantes e recomende que os mesmos escolham uma imagem ou uma manchete que represente bem a pessoa que tirou no sorteio, isto é, que expresse suas qualidades (três qualidades, por exemplo).
04. Depois de escolhidas as manchetes ou as imagens, cada um deve apresentar a pessoa sorteada, sem dizer o seu nome, mas suas qualidade. Exemplo: "Essa pessoa tem tudo a ver com esta imagem, por que ela..."
05. Enquanto acontece esta exposição, os demais integrantes do grupo procuram descobrir quem é a pessoa descrita, justificando suas hipóteses.

Como na primeira dinâmica descrita neste blog, associada à Janela de Jorahi, mais importante não é descobrir a pessoa, mas estimular a troca de informações. Em grupos onde o diálogo e o respeito são permanentes e existe mútuo conhecimento poderemos encontrar pessoas mais saudáveis e felizes. O que você acham?! Não esqueçam de deixar comentários, ok?!

1 comentários:

Unknown disse...

descobrir a pessoa, mas estimular a troca de informações. Em grupos onde o diálogo e o respeito são permanentes e existe mútuo conhecimento

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!