sábado, 1 de maio de 2010

Dinâmica dos Círculos concêntricos

Noutra postagem apresentamos a dinâmica do Painel Integrado enquanto uma estratégia para estudo em grupo. Agora, oferecemos a vocês uma descrição da dinâmica a que chamamos de Círculos Concêntricos.

Esta dinâmica é oportuna para vários momentos, tais como: atividades de integração, troca de idéias ou debate em tornos de vários aspectos de um mesmo tema, dentre outros.

Vejamos quais são os passos
1. Forme dois círculos com os estudantes. Cada círculo deverá ter a mesma quantidade de participantes;
2. Disponha sempre um estudante diante de outro, formando duplas
3. Dê a seguinte orientação: “Vocês, após um sinal, deverão conversar sobre assunto X. Depois de outro sinal, os que estão no círculo de fora darão um passo à direita, trocando de colega.
4. Com a nova formação, o educador sugere que a nova dupla converse sobre o mesmo assunto ou outro que ele indicar.
Se o grupo for pequeno, sugerimos que os participantes do círculo de fora deem uma volta completa. Se os círculos forem grandes, é melhor que a troca de pares seja delimitada, a não ser que o educador organize várias formações de círculos concêntricos na sala.
Além de propor diálogo de duplas sobre um assunto, o educador pode elaborar perguntas e lançá-las a cada formação de dupla.
5. Concluir a atividade com uma plenária, para compartilhar as idéias discutidas em grupo ou até avaliar a dinâmica utilizada.

Você poderá propor esta atividade com os estudantes em pé ou sentados.

Uma variação mais animada para esta dinâmica é utilizar o passo de dança junino chamado “trancilim”. Lembram-se?! * Formação em círculo com duplas, um segurando na mão do outro (mão direita). Ao som de uma música junina, circular, trocando de mãos. Quando parar a música, cessam as trocas de mãos e as duplas formadas conversam entre si.



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