sábado, 17 de abril de 2010

Painel integrado

sábado, 17 de abril de 2010
Propor dinâmicas para estudo em grupo é um bom caminho para incrementar aulas na educação básica ou no ensino superior. Estamos convencidos disto pois quando éramos estudantes nestes níveis de ensino, víamos o quanto elas promoviam interação e momentos de aprendizagem. Provavelmente por isso nos interessamos por tais recursos, utilizando-os no ensino. Uma dessas dinâmicas é o Painel integrado.

Digamos que você tem um texto ou livro e deseja analisá-lo com a turma durante um turno/aula. Nada melhor que o painel integrado. Mas quais são os passos para aplicá-lo?... É bem simples.

1. Inicialmente podemos realizar breve introdução ao texto que será estudado, expondo os objetivos do encontro e a metodologia que será adotada para alcançar o desejado;
2. Em seguida, dividimos a sala de aula em pequenos grupos, de igual quantidade em termos de participantes;
3. Entregamos para cada grupo uma parte do texto e sugerimos que o mesmo seja lido e debatido, com destaque para as idéias principais e as dúvidas. Nesse momento recomendamos que todos façam suas anotações. Ningúem deve se fugir deste compromisso;
4. O educador pode nomear cada grupo por uma letra do alfabeto ( grupo A, grupo B...) e enquanto os grupos estão reunidos, dá a cada integrante um número (a um, o número 1, a outro, o 2 e assim por diante). Por tanto, no grupo A haverá o 1, 2, 3... No grupo B, o 1, 2, 3...
5. Uma vez terminados os debates na primeira formação grupal (por letras), agora os que receberam o número 1, formarão o grupo 1, e assim por diante. Assim, o grupo 1, por exemplo, terá representante de cada grupo da primera formação;
6. Lembra-se de quando orientamos que todos anotassem idéias durante o debate? Pois é! No grupo de nova formação cada um vai apresentar o que estudou na primeira formação, permitindo que naquele grupo sejam tratadas as idéias de todas as partes do texto.
7. Durante exposição de idéias nesta segunda formação, cada grupo procuro pensar em idéias conclusivas, registramdo-as, preferencialmente;
8. Para finalizar, o grupos pode expor suas descobertas no grupão, em plenário.

Já utilizamos várias vezes essa dinâmica e  tivemos momentos brilhantes, especialmente quando tínhamos textos longos para estudar e pouco tempo para isso. Então, tempo e aprendizagem eram maximizados.

Para permitir a compreensão desta sugestão, confira esta imagem que criamos para simular a formação dos grupos.


Você conhece alguma dinâmica interessante para estudo em grupo? Quer compartilhar conosco? Envie sugestões para nosso e-mail: salescunha.neto@gmail.com


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