sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da mentira

E ai?! Alguém já te pregou uma peça hoje?! Pois é, hoje é o primeiro dia da abril, dia da mentira. Quem nunca caiu numa mentira?

O dia da mentira, também conhecido como dia dos bobos, tem suas raízes, de acordo com explicações mais recorrentes, na promulgação do decreto que estabelecia a mudança da comemoração de ano novo, antes realizada entre os dias 25 de março e 1°  de abril (período que marcava o início da primavera), para o dia 1° de janeiro, pelo rei da França Carlos IX, em 1564.


Carlos IX, rei da França (1560 a 1574)

Sabe-se que em relação à mudança, algumas pessoas sequer tiveram informações, por conta da dificuldade de comunicação na época; uma outra explicação afirma que muitos resistiram à ideia de celebrar o ano novo no dia primeiro de janeiro. Nos dois casos, portanto, continuaram celebrando a vinda do ano novo entre os meses de março e abril. Por conta disso, passaram a ser chamados de "bobos".

As pessoas que concordaram com a mudança começram  a tratar como bobos os desinformados ou resistentes, fazendo chacota, realizando brincadeiras (plaisanteries), tais como: enviar presentes extranhos ou  convites para festas que não existiam e colocar peixes nas costas de quem celebrava o velho costume.
Na França, as vítimas dessas brincadeiras ganharam o nome de “poisson d’avril”, ou “peixe de abril”.

Os ingleses adotaram a nova data para a comemoração do ano novo apenas em 1751. Assim como noutros países de língua inglesa , o dia da mentira era conhecido com "Dia dos tolos ( April Fool's Day).
A brincadeira expandiu por todo a Europa e chegou até o Brasil. Uma primeiras das mentiras contadas por aqui foi a que se referia à morte de imperador Dom Pedro no ano de 1848, boato desmentido dias após.


Algumas frases célebres sobre a mentira:

"O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon)

"A mentira é como a bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta." (Martinho Lutero)

"É impossível calcular o dano moral, se é que posso chamá-lo assim, que a mentira mental tem causado na sociedade." (Thomas Paine)

"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." (William Blake)

"Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia; mas uma meia mentira não será nunca uma meia verdade." (Jean Cocteau)

"Aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira." (Alexander Pope)

"As mentiras mais cruéis são ditas em silêncio." (Robert Louis Stevenson)

"Tudo que é falso, é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se seu espírito não combina com a sua roupa, você está sujeito à infelicidade, porque é desta maneira que as pessoas se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras." (Ramakrishna)
 
Recados Para Orkut

2 comentários:

Unknown disse...

Interessante,não sabia que esse dia tinha uma história.

Francisco Sales disse...

Olá Osimara,
Todos os dias comemorativos tem sempre uma história. Abs.

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!