Para quem vai
realizar uma pesquisa o planejamento é fundamental. Mas, será que estamos
convencidos a respeito da importância de um projeto de pesquisa? Provavelmente,
conhecendo algumas definições sobre projeto de pesquisa, consigamos reconhecer
referida importância.
A Associação
Brasileira de Normas e Técnicas (2011), por exemplo, afirma que o projeto de
pesquisa é uma das fases da investigação (a primeira fase). Além disso, define
que ele é a descrição da sua estrutura. Tal estrutura compreende: capa, contracapa,
introdução, tema, justificativa, problema de pesquisa, referencial teórico,
metodologia, cronograma e referências.
Para Gil (2002, p. 19), o projeto de pesquisa “É o documento
explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa”.
Posgraduando (2015) está de acordo com essa ideia ao afirmar que o referido
trabalho acadêmico é “o planejamento detalhado
de uma pesquisa que se pretende realizar. Além disso, aponta algumas vantagens:
“(...) Além de facilitar o trabalho e antecipar dificuldades, o projeto proporciona
ao pesquisador a chance de ver a sua pesquisa como um todo antes mesmo de
começá-la.”
De acordo com Deslandes (1997, p.
35-36), a elaboração é fundamental por que por meio dele:
1. Mapeamos um caminho a ser seguido durante a investigação, evitando
muitos imprevistos no decorrer da pesquisa que poderiam até mesmo inviabilizar sua
realização;
2. Esclarecemos para nós mesmos os rumos do estudo, tais como: o que pesquisar, como e por quanto tempo;
3. Comunicamos nossos propósitos de pesquisa para que seja aceita na comunidade científica e para obter financiamentos.
2. Esclarecemos para nós mesmos os rumos do estudo, tais como: o que pesquisar, como e por quanto tempo;
3. Comunicamos nossos propósitos de pesquisa para que seja aceita na comunidade científica e para obter financiamentos.
Essas reflexões fundamentam a necessidade
de elaborar um projeto de pesquisa, mas o verdadeiro reconhecimento da
importância desse instrumento se dará por meio da prática, isto é, de sua
utilização como roteiro para o trabalho de investigação.
Vejamos, a seguir, a estrutura de um
projeto de pesquisa. Para isso, utilizaremos algumas definições da ABNT NBR 15287:
Capa (Elemento pré-textual)
É a proteção externa do trabalho
sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.
Na capa constam o logotipo ou o
nome da instituição, o nome do curso, o nome completo do autor ou dos autores,
o título do projeto, com ou sem o subtítulo, o nome da cidade onde o trabalho
deve ser apresentado e ano.
O título, de acordo com NBR
15287, é “palavra,
expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um trabalho”. Já o
subtítulo compreende “informações apresentadas em seguida ao título, visando
esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do trabalho
Folha de rosto ou contracapa (Elemento pré-textual)
É
a folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho.
Na folha de rosto identificamos o nome
do autor ou dos autores, o título do trabalho, acompanhado ou não do nome do
autor, breve descrição do projeto, nome do(a) orientador(a), cidade onde será
apresentado e ano.
Elementos textuais
Na sequência vêm os elementos textuais do projeto que compreendem, de
acordo com ABNT NBR 15287: “tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como
o(s) objetivo(s) a ser(em)atingido(s)
e a(s) justificativa(s)”. Para referido documento é indispensável também que “(...)
sejam indicados o referencial teórico
que o embasa, a metodologia a ser
utilizada, assim como os recursos e
o cronograma necessários à sua
consecução”. Devem ser informadas também as referências das fontes utilizadas pelo pesquisador (As referências
são elementos pós-textuais).
Tema
O estudante pode elaborar um texto
que justifique a escolha do tema e logo em seguida enunciá-lo. O mesmo
corresponde ao título do projeto de pesquisa.
Problema
O problema também pode ser contextualizado
e relacionado em forma de pergunta.
Hipóteses
As hipóteses são respostas
provisórias para o problema de pesquisa. Durante a pesquisa, a partir da coleta
e análise de dados, o estudante-pesquisador testará as hipóteses, verificando
seus fundamentos ou não e chegando a uma resposta mais coerente com a realidade.
Objetivos
Os elementos de um projeto de
pesquisa devem estar coerentes entre si, isto é, um não pode concorrer com o outro. Os
objetivos, por exemplo, devem estar a serviço da resposta ao problema de
pesquisa. Eles compreendem o objetivo geral e os objetivos específicos.
O objetivo geral compreende aquilo que o pesquisador deseja alcançar
ao finalizar a pesquisa. É o objetivo ideal.
Os objetivos específicos são ações concretas que o pesquisador tomará
para tornar o objetivo geral possível. São objetivos concretos.
Referencial
teórico
A construção do referencial
teórico se dá por ocasião da revisão de literatura. É partir dele que o
estudante-pesquisador poderá definir/delimitar bem o tema e o problema de
pesquisa, elaborar hipóteses e objetivos. O referencial teórico também é vital
para a realização da análise de dados.
Metodologia
Na metodologia o
estudante-pesquisador expõe a classificação da pesquisa (quanto à natureza,
objetivo, abordagem e procedimento de pesquisa), a população e a amostra e os
instrumentos para coleta e análise de dados.
Recursos
Compreende a relação dos recursos
humanos e materiais indispensáveis para a realização da pesquisa. Geralmente
estão em projetos que almejam financiamento.
Cronograma
Aponta as ações a serem desenvolvidas
durante a pesquisa, estabelecendo prazos. Geralmente vem em formato de tabela.
Referências
De acordo
com a ABNT NBR é o “conjunto padronizado de elementos
descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.”
Além desse elementos, o projeto de
pesquisa também pode ser composto por uma introdução
(elemento textual), com apresentação breve do mesmo, e de um sumário (elemento pré-textual), com a
listagem dos itens do projeto, seguido de páginas nas quais cada um deles pode
ser encontrado.
No link abaixo, vocês poderão
acessar um molde de projeto de pesquisa. Mas lembrem-se: cada instituição tem
suas normas próprias e por isso, o projeto de pesquisa pode variar de
instituição para instituição. Por isso, é fundamental de você conheça as normas
adotadas por sua instituição. Bons estudos e boa escrita!
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR
15287: Informação e
documentação. Projeto de Pesquisa. Apresentação. ABNT: Rio de Janeiro, 2011.
DESLANDES, Suely
Ferreira. A construção do projeto de pesquisa: projeto científico: a construção
do projeto. In: MINAYO, Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes,
1997.
GIL,
Antônio Carlos. Como elaborar projetos
de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
POSGRADUANDO. Como elaborar um projeto de pesquisa. Disponível em: <http://posgraduando.com/blog/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa>. Acesso em: 23 Set. 2015.
0 comentários:
Postar um comentário