Escolher um tema é a primeira ação que precisa ser realizada por uma pessoa de
decide desenvolver uma pesquisa acadêmica.
De acordo com Marconi e Lakatos (2007) tema é “assunto que se deseja estudar e pesquisar”. Para Wazlawick (2009),
o tema corresponde a “uma área de conhecimento ou um aspecto de uma área de
conhecimento que se deseja investigar e desenvolver”. Os referidos autores, ao
apresentarem suas definições, apontam o que é o tema (assunto, área do
conhecimento...) e as ações desenvolvidas em relação ao tema (pesquisar/investigar,
estudar, desenvolver) o que nos leva a entender que a escolha de um tema exige
do estudante interesse, compromisso e disciplina, envolve a busca por informações,
o estudo e a (re)construção de conhecimentos.
Mas como escolher um tema? De
onde ele pode surgir?
Ele pode nascer a partir de: experiências cotidianas, nos vários espaços de convivência (ambientes de trabalho, participação em estágios); leituras de textos de vários gêneros textuais (dissertações, vídeos, fotografias, documentos); participação em palestras/ eventos culturais e científicos relacionados à área de formação; participação em aulas e cursos vinculados também à área de formação; diálogos informais em ambientes acadêmicos e/ou profissionais, dentre outros.
Ele pode nascer a partir de: experiências cotidianas, nos vários espaços de convivência (ambientes de trabalho, participação em estágios); leituras de textos de vários gêneros textuais (dissertações, vídeos, fotografias, documentos); participação em palestras/ eventos culturais e científicos relacionados à área de formação; participação em aulas e cursos vinculados também à área de formação; diálogos informais em ambientes acadêmicos e/ou profissionais, dentre outros.
Entendem Cervo e Bervian (1996)
que a escolha do tema, apesar de ser o primeiro passo da pesquisa, não é do
mais fácil. Para eles, o que não faltam são assuntos e, diante disso, o mais
difícil seria decidir qual assunto pesquisar. Para superar esse obstáculo, o
pesquisador pode se orientar por alguns critérios/motivos, tais como:
- O
tema deve conter importância científica e social: deve colaborar com a produção
de novos conhecimentos, portanto com o desenvolvimento da ciência e,
consequentemente, produzir um bem real para a sociedade;
- O
tema deve estar adequado às condições do pesquisador: deve ser um tema cujo
pesquisador tem condições de dar conta, considerando suas possibilidades,
aptidões, tendências e conhecimento sobre o tema;
- É
preciso que haja fontes disponíveis para estudo e pesquisa;
- É
interessante também escolher um tema que o pesquisador possa obter orientadores
dentro da instituição ou recomendada por ela.
Pessoa indica (2005, p. 39), para
auxiliar o pesquisar na escolha de um tema, as seguintes questões:
- Que
assunto sobre o qual já possuo uma boa bagagem de conhecimento, mas gostaria de
aprofundar?
- Que
aspectos estão pouco explorados pela comunidade técnico-científica e com que eu
poderia contribuir?
- Eu gostaria de ser referência em que assunto?
Que tema mais me entusiasmou durante o curso?
- Qual tema poderei usufruir mais no meu trabalho?
- Em qual deles tenho mais facilidade de pesquisa?
- Para qual deles tenho um bom orientador
disponível para me acompanhar?
Uma questão fundamental que o
pesquisador deve observar é que geralmente o tema vem de forma ampla e para
facilitar o seu trabalho é preciso delimitar, escolher um aspecto a ser
abordado do tema, o que pode ser alcançado por meio de uma boa revisão de
literatura e consequentemente por meio de delimitação de um problema de
pesquisa. Nesse sentido, afirmam Moroz e Gianfaldoni (2006, p. 25) que “uma
questão ampla permite inúmeras possibilidades de busca de respostas; a
especificidade, ao contrário, indica o ângulo, o enfoque e exatamente qual o fenômeno
a ser abordado naquela investigação.”
Recorremos a um pensamento de
Létourneau (2011) para concluir essa reflexão a respeito da escolha de um tema
de pesquisa:
A definição de
um assunto é uma etapa importante na realidade de um trabalho de pesquisa.
Seria errôneo acreditar que essa operação se resume à escolha de um título.
Definir um assunto é dedicar-se a um exercício de questionamento sistemático. É
transformar um tema de estudo ou uma ideia de pesquisa num problema por
resolver. É alguma maneira dar forma à própria imaginação e às próprias intuições;
é pôr em ação a curiosidade. (LÉTOURNEAU, 2011, p.247)
É a curiosidade que proporciona experiências
de aprendizagem e movimenta o universo. Por que não experimentar esse ato de prazer?
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro
Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas
para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São
Paulo: Atlas, 2007.
PESSOA, Simone. Dissertação
não é bicho papão: destimisficando monografias, teses e escritos
acadêmicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
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