terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pesquisa, levamento bibliográfico e revisão de literatura

Toda vez que nos dispomos a conhecer um tema buscamos várias fontes (livros, artigos, vídeos, fotografias, vídeos, entrevistas...). Hoje costumamos procurar materiais na internet, mas eles podem também ser encontrados em bibliotecas, livrarias, junto a pessoas interessadas, dentre outros.

Alguns pesquisadores adquirem conhecimento sobre o tema a partir de experiências educativas e profissionais. Nesse sentido, o estudo de fontes sobre o tema atribui sentido às experiências e acrescenta mais conhecimento.

Há outros pesquisadores que até se interessam por um tema, sem conhecer nada a respeito e decidem realizar pesquisa visando adquirir conhecimentos novos.

Ao iniciar uma pesquisa é fundamental que o estudante reúna fontes que ofereçam dados importantes para a compreensão do tema (levantamento bibliográfico) e estude tais fontes recorrendo a estratégias de estudo e sistematização, tais como: fichamentos, quadros comparativos resumos e resenhas (revisão de literatura).

A realização do levantamento bibliográfico e da revisão de literatura oferece vantagens para o pesquisador. Alguns deles são:
  • Proporciona conhecimento aprofundado de um tema;
  •  Elucida a importância de estudar um determinado tema;
  •  Auxilia na delimitação do tema de pesquisa, na definição do que realmente o estudante deseja pesquisar;
  •  Dá elementos para a definição do problema de pesquisa;
  •  Favorece a identificação e a elaboração do referencial teórico;
  •  Dá subsídios para a escolha da metodologia da pesquisa.


 Tendo consciência desses benefícios o pesquisador não perderá tempo e fará o que tem que ser feito: reunir boas fontes e estudá-las metodologicamente. Sem isso não há como avançar na pesquisa.

Que tal começar?
1. Já escolheu o tema? Ainda não? Que tal relacionar alguns temas de seu interesse e ler um pouco sobre cada um deles? Escolha aquele que mais considerou interessante e que você pretende se dedicar.

2. Visite a biblioteca de sua instituição de ensino ou bibliotecas de instituições públicas, reveja seu arquivo de textos utilizados durante sua formação acadêmica, procure materiais em livrarias, bancas de revistas ou na internet, entreviste algum especialista no tema. Seja criativo e pergunte a si mesmo: onde posso encontrar boas informações sobre o meu tema?... e vá ao encontro delas!



3. Realize fichamentos dos textos. Tais fichamentos podem reunir transcrições de citações dos textos, comentários seus sobre suas leituras ou críticas. Dá trabalho, mas enquanto você realiza isso, estuda e consolida conhecimentos sobre seu tema de estudo. Além disso esses fichamentos servirão como subsídios para a escrita dos elementos do seu projeto de pesquisa.

PRECISANDO CORRIGIR O TCC?



 

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!