domingo, 11 de julho de 2010

Pintando o sete - Técnicas de pinturas 2

Mais dicas de técnicas de desenho e pintura com recursos simples!

Para produzir este desenho utilizamos como recursos a palha de aço, o papel ofício e revistas antigas. Geralmente, iniciamos a pintura fazendo as bordas. Para isso, recortamos com as próprias mãos uma folha de revista, em formato de ondulações. Pegamos o recorte, colocamos sobre o papel ofício e passamos a palha de aço sobre ele, fazendo com que sua tinta passe para o papel ofício. Terminadas a pintura das bordas (opcional), podemos utilizar nossa critividade e pintar diversas formas. Uma possibilidade é cortar figuras e pintar a partir das silhuetas.


Podemos notar que esta técnica  é bem simples. Para produzí-la basta criar formas utilizando apenas pontos com canetinha/pincel hidrocor. Há um efeito bem interessante aqui: se você pegar este desenho e distanciá-lo de si, notará que o mesmo ficará bem mais definido.

Esta técnica é uma diversão e até ajuda o desenhista a relaxar. De olhos fechados e ao som de uma música qualquer, traçamos linhas espontaneamente. Depois de alguns instantes música e rabiscos devem ser interrompidos e cada desenhista deve procurar identificar formas entre os rabiscos (Lembra-se aquela brincadeira de olhar para nuvens e identificar formas, desenhos? Pois é... o procedimento aqui deve ser o mesmo). Creio que é uma boa dica para trabalhar percepção e criatividade.

0 comentários: