quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estudos orientados

Ontem estava refletindo: por que às vezes pensamos que uma aula sempre tem que ser ocupada boa parte pela exposição do educador? Serão os saberes da prática influenciando nossa postura em sala de aula?
Depois disso recordei como de vez em quando tenho substituído essa prática de "ensinar" por uma possibilidade onde os estudantes possam exercer com mais autonomia o acesso à informação e a produção do conhecimentos novos. Para isso,  tenho sempre utilizado como recurso os estudos orientados.

Ontem, por exemplo, quando estava com uma turminha do sexto ano, numa aula de História, levei para os estudantes algumas afirmações: umas falsas e outras verdadeiras. Pedi para que eles consultassem o livro didático e, com  base na leitura deste, identificassem aquelas que eram verídicas e as que eram incorretas.
Depois de estudarem em grupos, nos organizamos em plenário e fomos analisando frase por frase, trabalhando a argumentação.

Para os estudos orientados sempre utilizo dinâmicas de grupos ou técnicas de estudo. Um exemplo disso é o que estou desenvolvendo nessa semana, junto a um grupo de estudantes de Pedagogia.

Estamos estudando sobre a importância dos Movimentos Sociais para a conquista dos direitos e deveres de Cidadania. Para isso, recomendamos a leitura individual de dois textos, acompanhada de fichamento. Depois, formamos pequenos grupos, cada um com atividades específicas. São elas: grupos de exposição, debate e criatividade.

Como são dois textos, para cada um organizamos 3 grupos de atividades, totalizando 6 grupos. Uma vez reunidos, compartilharam entre si suas leituras e tiveram um tempo para planejar suas ações, a partir da seguinte orientação:

+ O grupo de Exposição deve organizar uma apresentação em PowerPoint para exposição das principais idéias do texto.

+ Cabe ao grupo de Debate comentar as idéias expostas pelo primeiro grupo e propor questões para debate, estimulando a participação de todos no grupo.

+ Por fim, o grupo de Criatividade deve apresentar o conteúdo criativamente, utilizando música, teatro, dança ou outras possibilidades criativas.

Depois desse tempo de estudo e planejamento individual e em grupo, prevemos a exposição das atividades, seguida de avaliação de todo o processo.
 
No início da proposta apresentamos aos estudantes a sequência didática que planejamos, por que entendemos que é importante explicitar o percurso a ser percorrido pelo grupo.

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!