terça-feira, 27 de maio de 2014

CURSO LIVRE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O Ateliê de educadores lança novo curso livre: "Projeto Político Pedagógico". Para conhecer a proposta, leia o projeto do curso. As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de junho!
Ateliê de educadores. Criando e mediando redes colaborativas de conhecimentos!

Objetivo: Mediar a compreensão do Projeto Político Pedagógico em ambientes escolares por meio do estudo colaborativo.

Justificativa: O Projeto Político Pedagógico é a identidade da escola. Nele, a comunidade educacional expressa suas concepções, desejos e objetivos educacionais. Com a democratização na educação brasileira, somos convidados para participar na elaboração deste documento. Diante disso, surge a necessidade de compreendermos o que é o Projeto Político Pedagógico, qual a sua relevância para a educação escolar, como envolver a comunidade escolar em sua elaboração, execução e avaliação, dentre outras questões.

Mediador: Professor Francisco Sales da Cunha Neto – Mestre em Educação (UFC), Licenciado em História (UECE). E-mail: salescunha.neto@gmail.com

Público-alvo: Profissionais interessados compreender o Projeto Político Pedagógico, com disponibilidade de 1 hora por dia para estudo colaborativo.

Carga horária: 80 horas.

Promoção: Ateliê de Educadores (atelierdeducadores.blogspot.com)

Período de inscrição: 27 de maio a 15 de junho de 2014.
Período de seleção*: 16 a 27 de junho de 2014.
Divulgação da lista de selecionados: 28 de junho de 2014 (No blog do Ateliê de educadores).
Desenvolvimento do curso: 01 de julho a 02 de agosto de 2014. 

Pré-requisitos: 
Para participar do curso é necessário:
1.Possuir acesso a Internet e saber navegar na web;
2. Possuir e utilizar e-mail;
3. Dispor de 1 hora diária para estudo;
4. Ter conhecimentos básicos sobre Windows (nível de usuário) e de operações simples como download de arquivos, salvar arquivos, uso de formulários web, dentre outros;
5. Ter autodisciplina, motivação e responsabilidade, qualidades essenciais para realizar cursos à distância;
6. Ter instalado em seu micro: navegador web, plugin para exibição de animações em flash, Adobe Acrobat Reader.

Metodologia
O curso terá como referência a aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, a participantes serão convidados a atuar com autonomia, formando uma comunidade de conhecimento. A pesquisa será tratada como princípio educativo.

Avaliação
Os participantes serão avaliados a partir do envolvimento ativo nas propostas do curso, especialmente quanto a proatividade, a assiduidade, a disciplina e a interação.

Aqueles que participarem de pelo menos 80% do curso receberão, por e-mail, declaração de participação. Aqueles que quiserem receber CERTIFICADO via correio,deverão pagar contribuição de R$ 40,00.

Referências
Gandin, Danilo; Gandin, Luís Armando. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis (RJ). Vozes, 2003.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2002.


* O período de seleção compreende curso de ambientação. Nele, os interessados no curso serão avaliados de acordo com a participação assídua, o desenvolvimento das atividades, a disciplina e a interação com o grupo.


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