terça-feira, 22 de abril de 2014

Empreendedorismo solidário

Sempre me inquietou ver o pouco de interesse de algumas pessoas pelo envolvimento em ações empreendedoras. Já acompanhei e vivenciei algumas experiências onde algumas pessoas se reuniram para compartilhar ideias e elaborar/desenvolver projetos. Por isso, acredito que é possível empreender numa perspectiva ética e solidária.
 
Para Monteclaro Junior (2007), a pouca importância que damos ao empreendedorismo solidário deve-se a uma acomodação nossa à força do hábito e ao enorme peso das convenções sociais. Eles, de fato, tornam a maioria das pessoas avessas ao comportamento empreendedor. Reforçando tal pensamento, o referido autor afirma que: “A razão primordial desse fato é que somos todos “educados para a obediência” e para a convenção, e não para a democracia ou para a inovação”.

A partir da reflexão de Monteclaro Junior podemos compreender porque tendemos a escolher o emprego formal. Para ele, “Há pouca empolgação pelo cooperativismo. Ao invés disso, acomodação ao pleno emprego (posição subordinada e alienada ao trabalho fixo e assalariado)”. (MONTECLARO JUNIOR, 2007)

Pesquisando sobre o empreendedorismo solidário descobri sua profunda relação com a economia solidária, uma alternativa à competitividade de viés capitalista. Nesse sentido, afirma Monteclaro que:
“A existência de uma verdadeira democracia, amplas liberdades, e uma real mentalidade inovadora, combinada a um ambiente de solidariedade, induziriam ao surgimento de um número muito maior de empreendedores interessados em projetos de economia solidária”. (MONTECLARO JUNIOR, 2007)

 As contradições do capitalismo, especialmente a diminuição das vagas de empregos formais e o incremento das desigualdades sociais, estimularam o surgimento de empreendedores e empreendimentos solidários, baseados na economia solidária, como alternativa para a conquista de vida digna (cidadania) de grupos sociais menos favorecidos. Nessa perspectiva, entendem Corrêa e Gaiger que:
 
“O sentido alternativo da Economia Solidária depende de sua capacidade de responder simultaneamente a requerimentos econômicos e de promover experiências significativas de trabalho, regidas pela equidade e por laços sociais de cooperação e participação”. (CORRÊA E GAIGER, 2011, p.39)

Então, como podemos definir economia solidária?

Para Monteclaro Junior (2007), economia solidária corresponde à: “(...) práxis de um cooperativismo autônomo, autogestionário e solidário, que inova no espaço da empresa-comunidade humana e também na relação de troca entre os diversos agentes”.

Por meio da economia solidária, de acordo com Corrêa e Gaiger (2011), podemos “criar atividades econômicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspectiva de desenvolvimento local e de construção de outras relações sociais, emancipadoras e equitativas”.

Sistematizando essas ideias manifesto o meu desejo de colaborar com a formação de redes de colaboração solidárias, reunindo pessoas, estimulando o desenvolvimento dos dons e do trabalho colaborativo.

Pois é... estou afim de empreender solidariamente! Quem vem comigo?

Clique aqui e participe do grupo “Empreendedores solidários”, no Facebook. Nele podemos amadurecer ideias e projetos.

1 comentários:

GilSei disse...

gosto muito da proposta, vi no linkedin. alguma coisa concreta em vista, algo no horizonte? me interessa participar da discussao, colaborar na medida do possível. abs, gilca

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!