sábado, 24 de outubro de 2015

Cursos Online Abertos e Massivos

Você já ouviu falar de Coursera, Learncafe, Unesp aberta, Veduca ou Edx? E de cursos Online Abertos e Massivos?

Os nomes que mencionamos são plataformas de ensino virtual e à distância que oferecem cursos Online Abertos e Massivos, mais conhecidos como MOOCs.

Os MOOCs são Online porque oferecidos em plataformas de ensino disponíveis na internet (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). São Abertos porque compreendem licenciamento aberto de conteúdo (Creative Commons) e estrutura aberta e metas de aprendizagem. São Massivos porque acolhem número ilimitado de participantes sem distinção de público, sem exigência de vinculação institucional, nem pré-requisitos. Geralmente são oferecidos com gratuidade, conferindo certificação ou não.

Dave Cormier, gerente de Comunicação na Web e Inovações, pesquisador  do Instituto Nacional de Tecnologia na Educação Liberal  e vinculado à Universidade de Prince Edward Island, criou e popularizou o termo ‘Massive Open Online Course’ (MOOC).

A primeira experiência reconhecida como MOOC foi promovida em 2008 por George Siemens e Stephen Downes. Os mesmos ofereceram, chancelados pela Universidade de Manitoba (Canadá), o curso Conectivismo e Conhecimento Conectivo’, para 25 alunos pagantes e 2300 estudantes com participação gratuita pela internet.

A aprendizagem nos MOOCs abrange a participação nas atividades propostas, diferenciando-se de participante a participante, isto é, como cada um interage com os conteúdos e faz o seu percurso e se dedica no curso.

Os cursos MOOC têm como base a pedagogia conectivista. A mesma fundamenta-se na ideia de que a aprendizagem se encontra nas conexões em rede que acontecem entre as pessoas e os componentes do mundo digital. Para essa abordagem, aprender compreende a habilidade de criar e transitar nestas redes de conexões.

A seguir, algumas plataformas de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs):


O COURSERA agrega 88 instituições de grande relevância mundial, oferece cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento.

Os conteúdos de seus cursos, dispostos progressivamente em vídeos aulas, têm sido traduzidos para o púbico brasileiro com a colaboração de tradutores voluntários que recebem certificado emitidos pela Fundação Lemann e Coursera.

Introdução ao Pensamento Matemático e Fundamentos da Estratégia de Negócios são alguns exemplos de cursos. Neles são utilizados recursos tais como: exercícios, avaliações, atendimento online e fóruns.




Os cursos on-line da EDX são oferecidos pelas melhores universidades do mundo, tais com: Harvard , Mit e Berkeley.
Sem fins lucrativos, as aulas dos cursos são interativas, tendo vídeos e jogos como recursos.

Diferentemente de outros MOOCs, oferece certificação.

Introdução à ciência da computação, Medicina Comportamental, Estatística, Princípios de Circuitos Elétricos e Epidemias são alguns exemplos de cursos oferecidos na EDX.




A UNESP ABERTA, criada em 14 de junho de 2012 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é a primeira iniciativa MOOC no Brasil.

Disponibiliza gratuitamente conteúdos e materiais didáticos dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade. Seus materiais são organizados em cursos completos e livres.

Sem certificação ou assessoria pedagógica, oferece 70  cursos por áreas do conhecimento:  áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

Nos cursos há recursos tais como: videoaulas, textos, atividades, animações, apostilas e softwares educacionais.

A UNESP aberta disponibiliza  também 196 e-books do selo Cultura Acadêmica e o acervo da biblioteca digital.



A LEARNCAFE oferece cursos online gratuitos e cursos online pagos, dispondo de ferramentas que visam a facilitar o ato de aprender e ensinar.

Para os autores de cursos, todos os recursos são gratuitos e sem taxa de inscrição ou mensalidade.

Fórum, glossário, contato com alunos e autor do curso são alguns recursos disponíveis.



Está precisando reforçar a sua formação inicial? Optar por MOOCs é uma excelente alternativa!

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!