sábado, 24 de outubro de 2015

A verdadeira aprendizagem transforma


A aprendizagem compreende transformação e crescimento, tendo reflexos significativos sobre todas as dimensões do ser humano (intelectual, afetivo, social, espiritual, dentre outros). Ela é essencial à sobrevivência de cada indivíduo e colabora com a vida em sociedade. 

Quando mais dispostos a aprender, ampliamos nossa visão de mundo, assimilamos ou até produzimos novos conhecimentos e nos colocamos na via de acesso para uma vida de qualidade.

A aprendizagem acontece a todo momento, em múltiplos lugares e conta com a colaboração de uma infinidade de sujeitos. Aí está a sua riqueza.

Situações da aprendizagem podem acontecer espontânea, de maneira informal, ou propositalmente, com intenções implícitas ou claras.

Adquirimos conhecimento: nos diálogos do dia a dia, presencial ou virtualmente; nas relações interpessoais; nas experiências em ambientes educacionais e profissionais; na convivência em grupos dos mais variados fins. Mas curiosidade e humildade (admitir que  não sabe o suficiente e que, por isso, precisa aprender sempre) são uns dos principais elementos de motivação para a aprendizagem.

De fato, a verdadeira aprendizagem nos transforma, nos torna melhores, cria oportunidades. Para isso, é fundamental darmos o devido valor à educação, repensando o sentido do estudo, exigindo/colaborando com uma escola (em todos os níveis de ensino) cada vez mais disposta a aprender e ensinar e, consequentemente, contribuindo com a formação de cidadãos éticos e solidários.

Sejamos, portanto, autores e atores da aprendizagem e façamos isso por meio do diálogo!

0 comentários: