quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Estatégias de leitura e estudo: Afirmações corretas e incorretas

Com a intenção de promover o estudo de textos em sala de aula crio sempre algumas estratégias de leitura. A ideia é fazer com que os estudantes realizem um contato lúdico com o texto, despertando o interesse pela leitura e estimulando o saber pensar.

O relato a seguir é o primeiro de tantos que pretendo compartilhar aqui no Ateliê de educadores. Se você tiver alguma estratégia de leitura criada por você pode enviar para nós para publicarmos nesse blog. Conhecimento é para compartilhar e promover o bem a tod@s!


Técnica: Afirmações corretas e incorretas

Escolhi um texto e a partir de uma de suas partes elaborei algumas frases. Umas com afirmações corretas e outras incorretas.

Expus em sala da aula frase por frase (1) e solicitei aos estudantes analisassem cada uma delas, identificando a informações corretas e as incorretas, apresentando justificativas.

A partir dessa proposta de análise de frases realizamos introdução ao estudo do texto, promovendo reflexões em grupo.

Num segundo momento formamos grupos e cada um ficou com uma parte do texto (do restante do texto ainda não trabalhado), tendo como tarefa realizar leitura de sua parte e elaborar frases com afirmações corretas e/ou incorretas (2).

Após o momento de elaboração cada grupo expôs em sala suas frases, promovendo análise das mesmas.

Com essa simples estratégia conseguimos alcançar nossos objetivos de estudo.

Notas
(1)   Editei as frases em Word e projetei as mesmas no quadro branco.
(2)   Formamos 3 (três) grupos: um ficou com o tópico sobre “salário” (páginas 2 a 4); outro com “lucro” (páginas 4 a 5); o último com “divisão das classes sociais” (páginas 5 a 7).



0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!