Com a intenção de promover o estudo de textos em
sala de aula crio sempre algumas estratégias de leitura. A ideia é fazer com
que os estudantes realizem um contato lúdico com o texto, despertando o
interesse pela leitura e estimulando o saber pensar.
O relato a seguir é o primeiro de tantos que
pretendo compartilhar aqui no Ateliê de educadores. Se você tiver alguma
estratégia de leitura criada por você pode enviar para nós para publicarmos
nesse blog. Conhecimento é para compartilhar e promover o bem a tod@s!
Técnica: Afirmações corretas e incorretas
Escolhi um texto e a partir de uma de suas partes elaborei algumas
frases. Umas com afirmações corretas e outras incorretas.
Expus em sala da aula frase por frase (1) e solicitei aos
estudantes analisassem cada uma delas, identificando a informações corretas e
as incorretas, apresentando justificativas.
A partir dessa proposta de análise de frases realizamos introdução
ao estudo do texto, promovendo reflexões em grupo.
Num segundo momento formamos grupos e cada um ficou com uma parte
do texto (do restante do texto ainda não trabalhado), tendo como tarefa
realizar leitura de sua parte e elaborar frases com afirmações corretas e/ou
incorretas (2).
Após o momento de elaboração cada grupo expôs em sala suas frases,
promovendo análise das mesmas.
Com essa simples estratégia conseguimos alcançar nossos objetivos
de estudo.
Notas
(1)
Editei as frases em Word e projetei as mesmas no quadro branco.
(2)
Formamos 3 (três)
grupos: um ficou com o tópico sobre “salário” (páginas 2 a 4); outro com “lucro”
(páginas 4 a 5); o último com “divisão das classes sociais” (páginas 5 a 7).
0 comentários:
Postar um comentário