segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projetos hoje

Você já ouviu falar de:
+ Projeto de vida?
+ Projeto de pesquisa?
+ Plano de Negócio?
+ Projeto Político Pedagógico?


Há alguns anos venho percebendo o apelo a essas tipos de projetos associados a demandas da vida cotidiana. Hoje eles são instrumentos indispensáveis para a realização de objetivos sem desperdício de tempo e de recursos financeiros, por meio de um planejamento fundamentado.

Elaborar projetos parece uma habilidade difícil de realizar,  uma atividade reservada apenas para "pessoas iluminadas". Ledo engano! Não faltam materiais e pessoas que orientem a construção desses instrumentos e, para quem deseja elaborar um deles, basta curiosidade e força de vontade.

Mas, o que eles têm em comum?

+ Demanda/relevância
É o indivíduo ou o grupo quem reconhece a importância de um projeto. Por meio dele pretende-se dar soluções criativas e eficientes para problemas que emergem no cotidiano.

+ Contextualização
Todo projeto parte de um contexto, de uma necessidade do indivíduo ou do grupo. É isso que o torna significativo, despertando o interesse do(s) envolvido(s).

+ Utopia
O projeto sempre traz consigo objetivo ou objetivos a serem alcançados. É sempre desejo de superação de uma realidade inicial. Almeja um horizonte novo: sucesso num novo empreendimento, melhoria da qualidade de vida, realização de uma boa pesquisa, dentre outros.

+ Metodologia
Metodologia significa caminho. Para atingir um objetivo é preciso escolher uma metodologia ou metodologias. Não qualquer metodologia, mas aquela ou aquelas que permitam a realização do objetivo de maneira satisfatória. Deve-se optar por  caminho que conduzar ao lugar que se quer chegar com segurança e eficiência.

+ Autonomia
No ato de elaborar projetos nos tornamos autônomos, adquirimos competências (articulação entre conhecimento, habilidades e atitudes). A educação hoje tem insistindo na formação de pessoas autônomas, capazes de gerenciar o conhecimento, ter respostas criativas diante de situações-problema, dentre outros.

+Flexibilidade
O projeto deve ser um referencial e não uma camisa de força. É elaborado no sentido de orientar um empreendimento. A avaliação, nesse aspecto, exerce um papel fundamental. Com a leitura crítica realizada por meio da avaliação podemos identificar as necessidades de aprendizagem, os pontos fracos a serem melhorados e a necessidade de mudanças de estratégias.

Se você identifica outros pontos comuns, deixe um comentário.

Abraços!

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!