Você já ouviu falar de:
Há alguns anos venho percebendo o apelo a essas tipos de projetos associados a demandas da vida cotidiana. Hoje eles são instrumentos indispensáveis para a realização de objetivos sem desperdício de tempo e de recursos financeiros, por meio de um planejamento fundamentado.
+ Projeto de vida?
+ Projeto de pesquisa?
+ Plano de Negócio?
+ Projeto Político Pedagógico?
Há alguns anos venho percebendo o apelo a essas tipos de projetos associados a demandas da vida cotidiana. Hoje eles são instrumentos indispensáveis para a realização de objetivos sem desperdício de tempo e de recursos financeiros, por meio de um planejamento fundamentado.
Elaborar projetos parece uma habilidade difícil de realizar, uma atividade reservada apenas para "pessoas iluminadas". Ledo engano! Não faltam materiais e pessoas que orientem a construção desses instrumentos e, para quem deseja elaborar um deles, basta curiosidade e força de vontade.
Mas, o que eles têm em comum?
+ Demanda/relevância
É o indivíduo ou o grupo quem reconhece a importância de um projeto. Por meio dele pretende-se dar soluções criativas e eficientes para problemas que emergem no cotidiano.
+ Contextualização
Todo projeto parte de um contexto, de uma necessidade do indivíduo ou do grupo. É isso que o torna significativo, despertando o interesse do(s) envolvido(s).
+ Utopia
O projeto sempre traz consigo objetivo ou objetivos a serem alcançados. É sempre desejo de superação de uma realidade inicial. Almeja um horizonte novo: sucesso num novo empreendimento, melhoria da qualidade de vida, realização de uma boa pesquisa, dentre outros.
+ Metodologia
Metodologia significa caminho. Para atingir um objetivo é preciso escolher uma metodologia ou metodologias. Não qualquer metodologia, mas aquela ou aquelas que permitam a realização do objetivo de maneira satisfatória. Deve-se optar por caminho que conduzar ao lugar que se quer chegar com segurança e eficiência.
+ Autonomia
No ato de elaborar projetos nos tornamos autônomos, adquirimos competências (articulação entre conhecimento, habilidades e atitudes). A educação hoje tem insistindo na formação de pessoas autônomas, capazes de gerenciar o conhecimento, ter respostas criativas diante de situações-problema, dentre outros.
+Flexibilidade
O projeto deve ser um referencial e não uma camisa de força. É elaborado no sentido de orientar um empreendimento. A avaliação, nesse aspecto, exerce um papel fundamental. Com a leitura crítica realizada por meio da avaliação podemos identificar as necessidades de aprendizagem, os pontos fracos a serem melhorados e a necessidade de mudanças de estratégias.
Se você identifica outros pontos comuns, deixe um comentário.
Abraços!
0 comentários:
Postar um comentário