segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Almanaque - Um recurso didático

Um pouco de conceito e história

O Almanaque é um estilo de publicação que originalmente se organiza em torno das estações do ano ou do calendário, oferecendo indicações de trechos literários, poesias, advinhações, dentre outros.

Ainda na antiguidade encontramos palavras que nos remetem à origem da expressão almanaque. Na antiga Grécia, por exemplo, Eusébio chamava de alamanakon os calendários egípcios. Para Nascentes (1955), a referida expressão vem do árabe almanakh, que significa lugar onde mandamos ajoelhar os camelos e, por conta disso, espaço onde se ouve contos. Além disso, o almanaque foi relacionado a estação, região ou clima.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Sequências didáticas

As propostas didáticas desenvolvidas em ambientes escolares compreendem objetivos educacionais que podem estar claros ou não para aqueles que as promovem ou que por elas são contemplados.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Curso gratuito de Iniciação ao Moodle

O ATELIÊ DE EDUCADORES oferece gratuitamente Curso de Iniciação ao Moodle aos seus leitores.

Os candidatos deverão enviar texto para salescunha.neto@gmail.com, informando nome completo, formação e estado de origem e justificando interesse pelo curso. Devem candidatar-se apenas aqueles que tiverem disponibilidade de pelo menos 1 hora diária para estudo durante 5 semanas consecutivas.

Objetivo do curso
Apresentar as potencialidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, em particular no desenvolvimento de atividades de formação e produção de conhecimento em ambientes escolares e profissionais.

Público
Educadores e outros profissionais interesssados em utilizar o Moodle como recurso de interação, ensino e aprendizagem.

Pré-requisitos
+ Possuir acesso à Internet e saber navegar na web;
+ Possuir e utilizar e-mail;
+ Ter conhecimentos básicos sobre Windows (nível de usuário) ou outro sistema operacional e de operações simples, tais como: download de arquivos, upload de arquivos, salvar arquivos, uso de formulários web, dentre outros;
+ Ter autodisciplina, motivação e responsabilidade com relação ao estudo e disponibilidade de uma hora diária por 5 semanas seguidas;
+ Ter instalado em seu micro: navegador web, plugin para exibição de animações em flash, Adobe Acrobat Reader.

Programação
12 a 24 de outubro - Inscrições;
25 de outubro - Divulgação no Ateliê de educadores da lista dos cursistas selecionados;
29 de outubro a 02 de dezembro - Curso de iniciação ao Moodle.

Certificado
Será emitido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO para aqueles que atingirem pelo menos 80 pontos por meio da realização das atividasdes (0 a 60 pontos), de frequência assídua ao ambiente virtual de aprendizagem (0 a 20 pontos) e da interação juntos aos integrantes do curso (0 a 20 pontos).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Regimento escolar

Em novembro de 2010 compartilhei com alguns estudantes de Pedagogia da FACESA, turma do sétimo semestre, o método que utilizo para a construção de textos acadêmicos. Por meio desta estratégia pudemos desenvolver conteúdos procedimentais (análise e construção de textos), conceituais (estudo sobre regimen to escolar) e atitudinais (respeito à autoria). O referido método consiste em conciliar leitura e fichamento de textos, elaboração de quadros comparativos, análise coletiva de citações, composição de roteiro de escrita e, finalmente, escrita do texto.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Coleção - História Geral da África

Repasso a vocês as preciosas informações que recebi hoje de amigos. É sobre uma coletânea de textos sobre História da África!

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!