sábado, 14 de abril de 2012

Como eu vejo a TEORIA na educação?

A teoria é uma força que não podemos ignorar. Ela está a serviço de toda e qualquer ação.
A teoria nunca pode estar dissociada da prática.
Uma teoria é criada a partir de um olhar sobre uma realidade. É interpretativa e propositiva.
Não há prática que não esteja fundamentada por uma teoria.
Sendo a prática uma atitude política, devemos conhecer bem (ter/com consciência) a teoria na qual nos apoiamos.
A teoria está aí para ser testada, para ser posta à prova.
Se a teoria demonstra fragilidade, aí encontro uma lacuna e a partir disso posso elaborar nova teoria capaz de iluminar a ação.
A teoria é sempre resposta a desafios do contexto e do tempo. Pode ela colaborar com a reprodução ou com transformação da realidade.
O diálogo com a teoria, na sua relação com a prática, é um exercício de autoria.
Teorias, às vezes, são livros que depositamos na estante de nossa casa, mas que não abrimos, nem apreciamos. Como, então, compreender o seu valor?!

O que aqui escrevo é teoria e, com tal, encontra-se aberto ao questionamento e ao enriquecimento por outros olhares mediatizados pelo diálogo.

2 comentários:

Mi Satake disse...

Muito bacana seu blog!

Me ajudou muito em atividades com meus filhos!

Parabens!

Abçs

Francisco Sales disse...

Que bom... com tais retornos vemos o quanto tem sido relevante o Ateliê de educadores.
Abraços!
Sales Cunha

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!