quinta-feira, 1 de março de 2012

Lev Vygotsky - Uma cronologia e etapas da produção intelectual

05/11/1896 – Lev Vygotsky nasceu em Orsha – Rússia.

1897 – Acompanha sua família para Gomel, localidade próxima à Bielo-Rússia onde tinham sido instalados os judeus, na Rússia tzarista.
1913 – Terminou os estudos secundários no Liceu reservado a crianças judias (Gymnasium judaico de Gomel), obtendo diploma com medalha de outro. Antes de entrar no Liceu, recebeu em domicílio e de um preceptor a sua instrução primária. Apesar de ser considerado aluno notável, teve dificuldade, por ser judeu, de entrar na universidade de sua escolha.
1917– Concluiu seus estudos universitários, realizados ao mesmo tempo na Universidade de Moscou e Universidade Chaviavski. Estudou História, Filosofia, Psicologia e Literatura. Retorna a Gomel e torna-se professor em escola estadual até 1924, ano em que se casou com Rosa N. Smejova.
Períodos relevantes da vida intelectual de Lev Vygotsky:
Primeiro período (1917 a 1924)
Destacou-se em Gomel pela (co)organização de encontros literários, apresentando e discutindo obras de escritores e poetas clássicos e modernos. Redigiu críticas literárias e teatrais, conhecendo muitos artistas e intelectuais da época. Atuou também no Instituto de Formação de Professores de Gomel, estabelecendo aí um laboratório de Psicologia e efetuando suas primeiras experiências em psicologia.
Realizou conferências sobre temas ligados à Psicologia e à Pedagogia e preparou grande parte da obra “Psicologia Pedagógica”.
1920 – Tem sua primeira crise de tuberculose, doença que o atormentaria pelo resto de sua vida.
1924 – Vygotsky apresentou comunicação sobre “Os métodos da pesquisa em Reflexologia e em Psicologia”, no II Congresso Pan-russo de Psiconeurologia, criticando a reflexologia de Pavlov e de Bekhterev. Retomou, com profundidade, a crítica da reflexologia em outubro do mesmo ano, na Conferência de Psicologia de Moscou, em conferência com o título “A consciência como problema da psicologia do comportamento”.
Foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia Experimental de Moscou, então dirigido por Kornilov. Esse instituto exerceu forte influência sobre o desenvolvimento do pensamento científico de Vygotsky.
Dedicação de Vygotsky à educação de crianças deficientes, participando da fundação do Instituto de Defectologia.
 
Segundo período (1924 a 1934)
1925 – Apresentou comunicação ao Congresso Internacional sobre a educação de surdos-mudos, em Londres, visitando diversos laboratórios de Psicologia. Retornando a Moscou, foi novamente atacado pela Tuberculose, obrigando-se a internasse em sanatório, no qual redigiu manuscrito sobre a significação histórica da crise da psicologia.
Redigiu textos teóricos sobre áreas e temas variados: Psicologia da Arte, Defectologia, Pedagogia, formação de conceitos, relações entre pensamento e linguagem e entre desenvolvimento e aprendizagem.
1933 – Reuniu na obra “Pensamento e linguagem”, os textos que dedicou desde 1929 à linguagem e o desenvolvimento dos conceitos.
11/06/1934– Lev Vygotsky faleceu de Tuberculose, aos 38 anos de idade.


 
 
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