05/11/1896 – Lev Vygotsky nasceu em Orsha –
Rússia.
1897 – Acompanha sua família para Gomel,
localidade próxima à Bielo-Rússia onde tinham sido instalados os judeus, na
Rússia tzarista.
1913 – Terminou os estudos secundários no
Liceu reservado a crianças judias (Gymnasium judaico de Gomel), obtendo diploma
com medalha de outro. Antes de entrar no Liceu, recebeu em domicílio e de um
preceptor a sua instrução primária. Apesar de ser considerado aluno notável,
teve dificuldade, por ser judeu, de entrar na universidade de sua escolha.
1917– Concluiu
seus estudos universitários, realizados ao mesmo tempo na Universidade de
Moscou e Universidade Chaviavski. Estudou História, Filosofia, Psicologia e Literatura.
Retorna a Gomel e torna-se professor em escola estadual até 1924, ano em que se
casou com Rosa N. Smejova.
Períodos relevantes da vida
intelectual de Lev Vygotsky:
Primeiro período (1917 a 1924)
Destacou-se
em Gomel pela (co)organização de encontros literários, apresentando e
discutindo obras de escritores e poetas clássicos e modernos. Redigiu críticas
literárias e teatrais, conhecendo muitos artistas e intelectuais da época.
Atuou também no Instituto de Formação de Professores de Gomel, estabelecendo aí
um laboratório de Psicologia e efetuando suas primeiras experiências em
psicologia.
Realizou
conferências sobre temas ligados à Psicologia e à Pedagogia e preparou grande
parte da obra “Psicologia Pedagógica”.
1920 – Tem sua primeira crise de tuberculose,
doença que o atormentaria pelo resto de sua vida.
1924 – Vygotsky apresentou comunicação
sobre “Os métodos da pesquisa em Reflexologia e em Psicologia”, no II Congresso
Pan-russo de Psiconeurologia, criticando a reflexologia de Pavlov e de
Bekhterev. Retomou, com profundidade, a crítica da reflexologia em outubro do
mesmo ano, na Conferência de Psicologia de Moscou, em conferência com o título
“A consciência como problema da psicologia do comportamento”.
Foi
convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia Experimental de Moscou, então
dirigido por Kornilov. Esse instituto exerceu forte influência sobre o
desenvolvimento do pensamento científico de Vygotsky.
Dedicação
de Vygotsky à educação de crianças deficientes, participando da fundação do
Instituto de Defectologia.
Segundo período (1924 a 1934)
1925 – Apresentou comunicação ao Congresso
Internacional sobre a educação de surdos-mudos, em Londres, visitando diversos
laboratórios de Psicologia. Retornando a Moscou, foi novamente atacado pela
Tuberculose, obrigando-se a internasse em sanatório, no qual redigiu manuscrito
sobre a significação histórica da crise da psicologia.
Redigiu
textos teóricos sobre áreas e temas variados: Psicologia da Arte, Defectologia,
Pedagogia, formação de conceitos, relações entre pensamento e linguagem e entre
desenvolvimento e aprendizagem.
1933 – Reuniu na obra “Pensamento e
linguagem”, os textos que dedicou desde 1929 à linguagem e o desenvolvimento
dos conceitos.
11/06/1934– Lev Vygotsky faleceu de Tuberculose,
aos 38 anos de idade.
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