quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Psicopedagogia - Uma linha do tempo

Surgimento da Psicopedagogia – Hipóteses de períodos
Europa, século XIX – Nascimento da Psicopedagogia – Filósofos, médicos e educadores preocupados com os problemas de aprendizagem.
Europa, década de 1920 – Instituição do Centro de Psicopedagogia baseado no pensamento psicanalítico de Lacan (Andrade, 2004).
Europa, Paris, 1946 – Criação dos primeiros Centros Psicopedagógicos na Europa por Juliette Favez-Boutonier e George Mauco (Bosa, 1994; Masini et al,1993).
A Psicopedagogia nos EUA e na Argentina
Século XX, Estados Unidos – surgimento dos primeiros centros de reeducação para delinqüentes infantis. Crescimento quantitativo de escolas particulares e de ensino individualizado para crianças classificadas pela aprendizagem lenta.
1930, França – Surgimento dos primeiros centros de orientação infantil, com equipes formadas por médicos, psicólogos, educadores e assistentes sociais e voltadas para a reeducação de crianças com dificuldades de aprendizagem (perspectiva médico-pedagógica).
Década de 1950, América do Sul – Surgimento da psicopedagogia na Argentina (1956) enquanto formação universitária. Precursores: Arminda Aberastury e Jorge Visca (Pai da Psicopedagogia = definiu a Psicopedagogia enquanto área do conhecimento).
1960, Argentina – Jorge Visca criou o Instituto de Psicopedagogia da Argentina.
Década de 1970, Buenos Aires – Surgimento dos Centros de Saúde Mental (diagnósticos e tratamentos psicopedagógicos).
A Psicopedagogia no Brasil
Década de 1960, Brasil – Autores brasileiros iniciam reflexão sobre a Psicopedagogia, preocupados especialmente com as deficiências que geravam problemas de aprendizagem.
 Década de 1970, Brasil – A Psicopedagogia chegou ao Brasil sob a influência do pensamento argentino. Criação dos primeiros cursos com enfoque psicopedagógico na PUC, São Paulo. Criação do primeiro curso regular em Psicopedagogia (1979 – Instituto Sedes Sapientiae).
Década de 1980, Rio de Janeiro, Brasil – Criação da Escola Guatemala (Trabalho de ação preventiva junto aos educadores = busca de saídas para impropriedades de ensino). Surgimento dos cursos de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia em São Paulo, posteriormente noutras regiões do Brasil.
1980, São Paulo - Criação da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (Amorim, 2011).
A Psicopedagogia no Estado do Mato Grosso do Sul
1994, Mato Grosso do Sul – Oferta do primeiro curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco.
2003 – Oferta do curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional no interior do Mato Grosso do Sul.
Referências
AMORIM, Elaine Soares de. Psicopedagogia: Regulamentação e Identidade Profissional. Disponível em:
Pos/article/viewPDFInterstitial/208/208>. Acesso em: 28 Nov. 2011.
BROSTOLIN, Marta. Psicopedagogia: histórico, fundamentos e atuação. Portal Educação/ Universidade Católica Dom Bosco: Mato Grosso do Sul, 2011.

PRECISANDO CORRIGIR O TCC?



 

1 comentários:

Unknown disse...

Essa linha do tempo da Psicopedagogia me auxiliou bastante para a elaboraçao de uma aula.

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!