A história de Alicia Fernández (1) se confunde com a História da
Psicopedagogia na América Latina. Sabemos que a Psicopedagogia teve sua origem
na Europa, chegou à América Latina por meio da Argentina, país este que influenciou
diretamente o Brasil. Alicia Fernández, ao lado de Sara Paim, Jorge Visca,
dentre outros intelectuais, é um exponencial na promoção da Psicopedagogia no
Brasil e em outros países, colaborando diretamente com a formação de parte dos
profissionais na área de Psicopedagogia por meio de produções escritas,
assessoria a instituições públicas e privadas, docência em cursos de
especialização latu sensu, congressos, dentre outros.
Alicia Fernández formou-se em
Psicopedagogia (2)
pela Facultad de Psicopedagogía da Universidad del Salvador, Buenos Aires,
Argentina. Cursou Psicologia na mesma universidade, mantendo contato com a
psicanálise por meio de Pichon Rivière e Bleger. Além disso, especializou-se em
Psicopedagogia Clínica e em Psicodrama. Durante sua formação inicial e
continuada consolidou o referencial teórico que servirá de base para suas
contribuições teóricas e práticas no campo da Psicopedagogia, a exemplo da
psicanálise e do psicodrama.
O currículo profissional de Alicia
Fernández é extenso, demonstrando total dedicação à Psicopedagogia e a
relevância de sua atuação nesse sentido.
De 1962 a 1974, após formação inicial,
trabalhou como orientadora educacional junto a populações carentes na
Argentina.
Realizou trabalho de assessoria em
atividades psicopedagógicas em inúmeras instituições educacionais e de saúde
nos estados de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Goiânia (Brasil) e
estados de Buenos Aires, Córdoba, San Juan e Rio Negro (Argentina).
Desenvolveu experiência grupal com
base psicanalítica de revisão da modalidade de aprendizagem e ensino do
psicopedagogo e do educador de sala de aula.
Atuou como diretora da Escuela
Psicopedagógica de Buenos Aires, uma escola de Formação em Psicopedagogia
Clínica, especialização latu sensu, tendo psicólogos, médicos, pedagogos,
fonoaudiólogos e psicopedagogos como público alvo.
É supervisora de atividades
psicopedagógicas em vários hospitais públicos e privados de Buenos Aires.
Atualmente dirige a
E.Psi.B.A., que originalmente se chamava Escuela
Psicopedagogica de Buenos Aires. Depois do crescimento de sua
abrangência passou a se chamar Espacio
Psicopedagogico Brasil Argentina e atualmente, diante de sua sua permanente
expansão, passou a ser o Espacio
Brasileño-Argentino-Uruguayo.
É
consultora em instituições de formação na Argentina, Uruguai, Brasil, Espanha e
Portugal.
Enquanto pesquisadora tem realizado
investigações a respeito dos “Fatores possibilitadores da aprendizagem na
população com necessidades básicas insatisfeitas, projeto aprovado pelo
Ministério da Saúde e da Ação Social da Argentina. De acordo com EPSIBA (2011),
investiga também sobre hiperatividade e déficit de atenção na infância e, junto
a Jorge Gonçalves da
Cruz, coordena a investigação “Situação Pessoa Prestando Atenção” (SPPA), uma
pesquisa como o objetivo de identificar as modalidades atencionais nos
contextos atuais, tendendo a gerar uma reconceitualização do conceito
tradicional de “atenção” e de “hiperatividade” que propicie ferramentas de
reflexão e intervenção psicopedagógicas, estendidas no campo clínico e
educativo. Esta pesquisa conta com a participação, em rede, de 50
profissionais residentes em diversos países de América e Europa (3).
Conforme CEPAI (2011), Alicia
Fernández iniciou suas pesquisas, “por meio do trabalho de Sara Pain, dando
continuidade a partir de investigações próprias, enfatizando o trabalho com
grupos de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. Vem realizando
importantes investigações no plano da utilização de técnicas psicodramáticas
com base psicanalítica”.
Notamos que suas publicações estão
intimamente ligadas a inquietações que surgiram por ocasião de sua atuação
profissional, a exemplo da publicação do livro “A inteligência aprisionada”, em
1987. O mesmo foi sistematizado a partir do atendimento que Alicia Fernández
realizou junto à população carente em Hospital Público na Grande Buenos Aires,
quando criou e dirigiu um Centro de Aprendizagem.
Em entrevista concedida no ano de 2008
à revista Direcional educador, Alicia Fernández comentou que em “A inteligência
aprisionada” apresenta: “(...) fundamentos de como a família pode ser
possibilitadora ou produtora de problemas de aprendizagem dos filhos, e deste
modo, estruturo um modelo de diagnóstico interdisciplinar familiar, que venho
utilizando em diversos países”. (FERNÁNDEZ,
2008).
Em “A mulher escondida na professora”,
a referida autora fundamenta o lugar e a importância dos professores, tanto
como agentes de saúde na aprendizagem, como às vezes, - ainda que sem propor a
sê-lo - desencadeadores de problemas de aprendizagem”. (FERNÁNDEZ, 2008). Conforme Marangon (2008), este livro é fruto de
estudo realizado entre 1986 e 1989 com crianças e jovens menores de 14 anos,
motivado pelo observação de Alicia em relação ao número de casos de
dificuldades de aprendizagem que atendia em seu consultório com maior
incidência entre meninos. O estudo comprovou que 70% dos casos eram do sexo
masculino e uma vez constato que o fenômeno acontecia noutros países, passou-se
a investigar sobre o assunto.
No Brasil, além destes livros, Alicia
Fernández publicou pela editora Artes Médicas: “Os idiomas do Aprendente” e “O
Saber em jogo”; Por meio da editora Vozes, “Psicopedagogia em Psicodrama –
morando no Brincar”.
De acordo
com EPSIBA (2011), em
setembro de 2011, Alicia Fernández publicou pela Editora Artes Médicas seu mais
novo livro: A capacidade de atenção, editado também em espanhol (La tencionalidad Atrapada – pela editora Nueva Visión).
Para
Camargo (2008) Alicia Fernández fez-se uma referência para psicólogos,
pedagogos e psicopedagogos de vários países. “(...) Suas abordagens – em livros
e palestras – sobre autoria do pensamento e modalidades do conhecimento
enfrentam as causas mais comuns dos traumas infantis e põem em xeque as
relações entre professores, pais, instituições de ensino e poder público.
Para o
referido autor, uma das contribuições relevantes de Alicia Fernández, foi apresentar a Psicopedagogia
“(...) como uma disciplina com um objeto próprio: a autoria do pensamento e
como um acionar dirigido a sujeitos, por ela conceitualizados como
"aprendente" e "ensinante".
CEPAI (2008) aponta outra contribuição
de Alicia Fernández para a Psicopedagogia ao afirmar que com uma larga
experiência de trabalho com famílias, grupos e instituições de saúde e
educação, a autora construiu um modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico
chamado “Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só
jornada” (DIFAJ), utilizando-o em diversos hospitais públicos e privados de
vários países latino-americanos.
Já para
Silva (2010):
Alicia Fernandez desenvolve um conceito muito importante para a
psicopedagogia, o de modalidade de aprendizagem, que é uma maneira pessoal para
aproximar-se do conhecimento e para conformar seu saber. É construída desde o
nascimento a partir das relações familiares e situações de aprendizagem durante
a vida. (...)Desta maneira a psicopedagogia olha para o sujeito em sua
individualidade, mas integrado nos grupos a que pertence (familiar, social,
escolar, etc...) e busca encontrar sua pecualidade como aprendente, ou seja, a
modalidade de aprendizagem que lhe é própria. O que lhe interessa são as
diferenças que possibilitam compreender o indivíduo como único, apesar de poder
estar inserido num determinado tipo de modalidade de aprendizagem.
Finalmente, a própria Alicia
Fernández, em entrevista concedida à revista Direcional Educador, em 2008,
reflete sobre o conceito de autoria do pensamento ao afirmar que:
Nós, humanos,
aprendemos a partir de identificações com nossos ensinantes, e somente em um
ambiente familiar, e depois, no escolar e social, que nos aceite como seres
pensantes. Quero dizer, que permita e favoreça nossas perguntas, dê lugar à
diferença, em síntese, que favoreça a autoria de pensamento. A inteligência se constrói,
a atividade de pensamento se constrói, como também a atenção e a capacidade de
se prestar atenção.
Conhecendo um pouco da história e das
contribuições práticas e teóricas realizadas por Alicia Fernández compreendemos
a relevância de seu empenho para a formação de psicopedagogos e outros
profissionais interessados pelo processo de aprendizagem, buscando instrumentos
de intervenção quando as dificuldades da aprendizagem surgirem.
Referências
CAMARGO, Gilson Camargo. Escrito na pele – Entrevista
com Alicia Fernández. Jornal Extra Classe. Ano 13. N. 27. Setembro de 2008. Disponível em
CEPAI.
Personalidades: Alicia Fernández.
Disponível em < http://www.cepai.com.br/sobre_personalidades.php#Alicia>.
Acesso em: 07 Dez. 2011.
EPSIBA.
Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires. Cursos
à distância. Disponível em <
http://www.epsiba.com/previewactividad.php?id=11>. Acesso em: 08 Dez. 2011.
FERNANDEZ,
Alícia. Entrevista: Alicia
Fernández. Entrevista realizada por Luiza Oliva em 2008.
Disponível em: .
Acesso em: 08 Dez. 2011.
MARANGON, Cristiane. Aprendizagem também é uma questão de
gênero: entrevista com Alicia Fernández. Revista Nova Escola. 17 Nov. 2008.
Disponível em: .
Acesso em 06 Dez. 2011.
NOTAS
(1)
Alicia
Fernández, nascida em Buenos Aires – Argentina, no ano de 1944, é filha de pai
espanhol e mãe Italiana.(2) Na Argentina, a Psicopedagogia corresponde a uma graduação com duração de aproximadamente cinco anos.
(3) EPSIBA (2011) apresenta uma espécie de currículo lattes de Alicia Fernández:
·
Docente na Universidad de Buenos
Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das
materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da
Universidad del Salvador (Faculdade de Psicopedagogia).
·
Docente convidada em numerosas
Universidades e Associações da América Latina e Europa: Technische Universität
de Berlin, Association Gree Groupe Européen de Recherche en Evaluation
Education et Réadatation de Francia, Faculdade de Ciências da Educação de
Lisboa Portugal, Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Universidade do
Vale do Rio dos Sinos, Universidade de Passo Fundo, Universidade Regional Do
Noroeste Do Estado Do Rio Grande do Sul, Universidad de la República de
Uruguay, Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Universidad de Morón,
Universidad Nacional del Comahue, Universidad Nacional de la Rioja, Universidad
Nacional de San Juan, Universidad Nacional de San Luis; entre outras.
·
Fundadora e co-diretora de
E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
·
Coordenação de grupos de formação
de profissionais das áreas de saúde e educação em diversas cidades da
Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.
· Título Membro
Honorário da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
·
Distinção Membro de honor da Associação
de Psicopedagogos de Neuquén.
· Assessora de numerosas
instituições educativas de gestão privada e assessora de atividade
psicopedagógica em Hospitais de gestão pública e privada.
·
Fundadora do centro de aprendizagem
do Hospital Nacional "A. Posadas", Buenos Aires, Argentina.
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