quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fichamento - Uma possibilidade

Em torno de 2002, numa de nossas incursões pela internet, encontramos um tipo de fichamento parecido com o esquema abaixo. Desde então passamos a utilizá-lo, recomendando aos nossos amigos, especialmente aos docentes e estudantes.
Nas produções acadêmicas, tem sido uma ferramenta imprescindível pois permite o tratamento de informações e a autoria de textos.


Neste modelo de fichamento conciliamos duas modalidades de fichamento: o fichamento de citação (reprodução fiel de trechos de um determinado texto) e fichamento de comentário (breve comentário do leitor a respeito da idéia presente na citação). Observe que no mesmo há espaço para informar a referência do texto e para registrar palavras-chave, citações e reflexões.

Palavra-chave: é o espaço para relacionar uma palavra que informe o conteúdo da citação registrada na coluna ao lado. Vejamos,exemplo, a seguinte citação:

A Geografia privilegia as relações do homem com o espaço em que está situado. Busca compreender tanto as características do espaço natural em que os homens se situam (...) como as formas de ocupação e uso que fazem desse espaço, através das relações que mantêm entre si (...). (PENTEADO, 2010, p. 22).

Do que a citação acima está falando? Para nós, reflete sobre a Função da Geografia. Esta, então, poderá ser a palavra-chave para a referida citação.

Mas, para que servem as palavras-chave? Elas nos ajudam a localizar mais rapidamente um conteúdo que eventualmente será útil para a produção de trabalhos acadêmicos, tais como: pôster, artigo, monografia e dissertações. Eu mesmo, para produzir artigos, coleciono com agilidade algumas citações relacionadas a um determinado tema, quando tenho em mãos fichamentos que contenham palavras-chave.

Citação: é a reprodução fiel da frase de um autor, acompanhada do sobrenome deste, do ano de publicação do texto e página onde está localizada a citação. Estes três últimos elementos devem estar entre parênteses, como no exemplo.

Reflexão: Neste item o leitor registrará a sua compreensão a respeito da citação, as suas dúvidas, questionamentos que surgirem durante a leitura da citação ou relação que conseguir estabelecer com outras leituras, outros autores. Uma vez produzindo reflexões, o estudante terá a oportunidade de pensar cada vez mais com autonomia, construindo condições de diálogo com autores e de produção de textos próprios.

Esperamos que esta dica seja útil aos blogueiros, educadores e pesquisadores de plantão! Dêem notícias!

2 comentários:

Anônimo disse...

Este modelo de fichamento tem características de uma boa arrumação nos nossos armários de vestuário, onde cada roupa é separada de acordo com as estações do ano. Facilitando a organização interna na construção do nosso conhecimento.
Colegas, seu armário esta em ordem?

Rosanna Cajango (FACESA)

Tabita disse...

O modelo de fichamento de citação é maravilhoso

para o aprendizado dos educandos, porque facilita

o entendimento.

Tabita (FACESA)

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Aprenda a vender pelo Facebook. Clique na imagem e saiba mais.

Aprenda a vender pelo Facebook. Clique na imagem e saiba mais.
Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a demonstração de que fazer parte do Facebook

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!