quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pedagogia e docência

A docência está intimamente ligada à pedagogia porque ambas lidam com educação. No entanto, a história da educação brasileira no século XX foi marcada pela fragmentação entre ensino e gestão escolar. Nesse sentido, coube a alguns pedagogos o papel de técnicos em educação e a outros (com formação pedagógica complementar ou habilitação para o magistério) ou licenciados, a docência, isto é, os técnicos se encarregaram pela gestão, planejamento, coordenação e avaliação, enquanto os docentes ficaram com a execução, muitas vezes restrita à sala de aula.


Trabalhando atualmente com formação de educadores num projeto de âmbito nacional percebo que esta separação ainda se faz muito presente. Noto, por exemplo, que alguns educadores têm dificuldade e até resistência em relação ao planejamento escolar por considerá-lo uma atividade complexa e até mesmo desnecessária. Nas escolas regulares, geralmente, isso não é muito diferente, embora saibamos que já existem experiências significativas de planejamento, tendo em vista a promoção de ações educativas de cunho transformador.


Com a aprovação das Novas Diretrizes para o curso de Pedagogia (2005/2006) as atribuições próprias dos especialistas em educação foram assimiladas à função docente. Assim, todo pedagogo tem hoje como base de sua formação a docência, mas uma docência que deve estar preparada para atuar tanto no ensino, como na pesquisa e na gestão. Martins (2009) expõe claramente este novo conceito de docência defendido nas referidas diretrizes: “(...) docência que vai além do mero exercício prático e metodológico de algumas ‘técnicas’ de ensino, que não se originam nem se findam no cotidiano das salas de aula. Tem-se, assim, a possibilidade de ampliar o ato educativo da docência para uma atividade educativa de fato, em seu sentido mais pleno e não circunscrito à escola (...)”.

O referido autor defende esta perspectiva, apontando-a como guiada pelo princípio da totalidade, mas lembra que as diretrizes não são uma garantia para viabilizar tais práticas.


Referência
MARTINS, Fernando José. Pedagogia e docência no Brasil. II Congresso Internacional do CIDInE: Novos contextos de formação, pesquisa mediação. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

achei ótimo o seu texto. me ajudou bastante a entender mais sobre essa lei.

Unknown disse...

ótimo o seu texto. me ajudou bastante a entender mais sobre essa lei.

Responder

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!