Uma semana antes das
avaliações semestrais, nas disciplinas que lecionamos, costumamos realizar
revisões de conteúdo. Entendendo que essa revisão não deve se resumir a uma aula
expositiva dada pelo educador propomos dinâmicas que provoquem o envolvimento
dos estudantes, articulando aprendizagens já realizadas na disciplinas.
Uma dessas dinâmicas foi
aplicada na disciplina “Formação sócio-histórica brasileira”.
Primeiro, apresentamos
uma lista de palavras relacionadas aos conteúdos trabalhados da disciplina. As
mesmas foram dispostas aleatoriamente;
Segundo, formamos
pequenos grupos e solicitamos aos mesmo que dispusessem aquelas palavras em
ordem cronológica, associando-as a sujeitos e momentos históricos;
Por fim, em plenário, compartilhamos
nossas linhas do tempo e, enquanto isso, dialogamos sobre todo conhecimento que
poderia estar relacionado a cada palavra.
O momento foi rico
porque todos foram sujeitos da aprendizagem.
Essa dinâmica pode ser adaptada para qualquer conteúdo. Dependendo apenas da criatividade de quem desejar aplicá-la.
Clique aqui e confira as palavras que utilizei nessa dinâmica
PRECISANDO CORRIGIR O TCC?
Clique aqui e confira as palavras que utilizei nessa dinâmica
PRECISANDO CORRIGIR O TCC?
0 comentários:
Postar um comentário