segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Revisão de conteúdos - Uma dinâmica

Uma semana antes das avaliações semestrais, nas disciplinas que lecionamos, costumamos realizar revisões de conteúdo. Entendendo que essa revisão não deve se resumir a uma aula expositiva dada pelo educador propomos dinâmicas que provoquem o envolvimento dos estudantes, articulando aprendizagens já realizadas na disciplinas.

Uma dessas dinâmicas foi aplicada na disciplina “Formação sócio-histórica brasileira”.

Primeiro, apresentamos uma lista de palavras relacionadas aos conteúdos trabalhados da disciplina. As mesmas foram dispostas aleatoriamente;

Segundo, formamos pequenos grupos e solicitamos aos mesmo que dispusessem aquelas palavras em ordem cronológica, associando-as a sujeitos e momentos históricos;

Por fim, em plenário, compartilhamos nossas linhas do tempo e, enquanto isso, dialogamos sobre todo conhecimento que poderia estar relacionado a cada palavra.


O momento foi rico porque todos foram sujeitos da aprendizagem.

Essa dinâmica pode ser adaptada para qualquer conteúdo. Dependendo apenas da criatividade de quem desejar aplicá-la.

Clique aqui e confira as palavras que utilizei nessa dinâmica


PRECISANDO CORRIGIR O TCC?

 

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!