domingo, 16 de maio de 2010

Neste mês de maio temos a satisfação de publicar em nosso blog, a entrevista de Gleide Gimarães sobre Psicopedagogia. Por meio desta, poderemos compreender um pouco sobre o papel da Psicopedagogia com relação a aprendizagem, seu objeto de estudo, sua história no mundo e no Brasil e outras informações. É uma entrevista bastante esclarecedora e útil para quem ainda não conhece suficientemente a Psicopedagogia. Vejamos um trecho:

Ateliê de Educadores: Em qual contexto surge a Psicopedagogia?
Gleide Guimarães: Os primórdios da Psicopedagogia historicamente ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Naquela época achava-se que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois se procurava identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente, vinculada à ação do médico.
O primeiro centro psicopedagógico foi criado em Paris em 1946. Médicos e pedagogos, cooperativamente, faziam um trabalho destinado a crianças com problemas escolares ou de comportamento, isto é, para aquelas que apresentavam doenças crônicas como diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores.
Com o objetivo de melhorar a relação professor-aluno surge em 1958, no Brasil, o Serviço de Orientação Psicopedagógica da Escola Guatemala, na Guanabara (Escola Experimental do INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC).
A categoria profissional dos Psicopedagogos organizou-se no país com a divulgação da abordagem psico-neurológica do desenvolvimento humano. Sendo assim, a Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, tornando-se uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo. Ocupa-se do processo de aprendizagem humana: seus padrões de desenvolvimento e a influência do meio nesse processo. É conhecida por atender crianças com dificuldades de aprendizagem, porém é fato que tais dificuldades, distúrbios e patologias podem aparecer em qualquer época da vida sendo também, objeto de estudo do psicopedagogo.

A entrevista na íntegra pode ser acessada na página "Diálogos", deste blog:

Clínica Psicopedagógica de Gleide Guimarães

Contatos
Centro Médico Centenário CEP 40150-27.
Endereço: Rua Barão de Loreto nº 654 sala 104 - Graça
Acesso pela Avenida Centenário
E-mail: cops_clinicapsicopedagogica@hotmail.com
Psicopedagoga responsável:
Gleide Moreira Teixeira Guimarães - ABPp: 707
Telefone: 3498-5000 / Celular: 8898-9192

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!