domingo, 23 de maio de 2010

Dar e receber FEEDBACK

Como prometido, nesta postagem apresentaremos uma dinâmica que se encaixa bem na proposta da Janela de Johari. A mesma foi vivenciada por nós há alguns anos e colaborou muito quanto ao relacionamento intra e interpessoal.

1. Inicialmente o mediador entregou um quarto de folha de ofício para cada participante. Éramos em torno de 15 jovens.

2. Depois solicitou que cada um escrevesse na folha uma lista de 03 qualidades e de 03 defeitos, informando que não seria necessário identificar-se. Parece uma tarefa fácil, não é?!  Mas demorou um pouco para que pudéssemos produzir esta lista, cada um.

3. Realizado isso, o mediador recolheu as folhas e as redestribuiu, orientando que se pegássemos a lista que produzimos, solicitássemos troca.

4. Um a um foi orientado a ler a lista que recebeu, fazendo de conta que aquelas qualidades e defeitos eram seus.

5. Em cada lista exposta, os integrantes do grupo procuravam identificar o verdadeiro dono da lista, justificando suas indicações. Neste empenho, cada participante deveria olhar para a pessoa indicada e informar diretamente a ela porque a reconhecia nesta lista.
Para nos dirigirmos a quem considerássemos autor da lista em apreciação, o mediador recomendou a utilizarmos sempre a palava você. Ex. José, acredito que esta lista é sua, por que você...

O mais importante nesse dinâmica não é descobrir os donos das listas, mas estimular a troca de informações, promovendo o auto-conhecimento e o conhecimento mútuo, o que poderá ampliar o quadrante da arena e propocionar uma convivência melhor no grupo.

Durante a aplicação desta dinâmica aprendemos que uma das atitudes imprescindíveis para o momento era não ficar na defensiva, justificando-se constantemente, mas ouvir as considerações dos colegas com o propósito de refletir a respeito, ver o que era pertinente e buscar mudanças.

1 comentários:

Unknown disse...

importante nessa dinâmica não é descobrir os donos das listas, mas estimular a troca de informações, promovendo o auto-conhecimento e o conhecimento mútuo, o que poderá ampliar o quadrante da arena e propocionar uma convivência melhor

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!