terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ensino de música na educação básica

A Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA, nos dias 05 a 07 de dezembro de 2011, realizará a sétima edição do Encontro de Educação Facesa - EEDUFACESA. Nele, haverá palestras, oficinas, comunicações, apresentações culturais e posters e os interessados poderão participar na modalidade ouvinte ou apresentador de trabalho.

O EEDUFACESA sempre acontece no segundo semestre de cada ano  letivo e tem o intuito de discutir temáticas contemporâneas em educação, socializar pesquisas, produções e ações que enriquecem a prática pedagógica, articulando teorias e práticas.
Em 2011, o tema do VII EEDUFACESA é "Ensino da Música na Educação Básica", tendo em vista a aprovação da Lei n. 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas, com prazo para implantação esgotado: agosto de 2011.


Para adquirir mais informações sobre o evento, acesse: http://eedufacesa7.blogspot.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Análise textual, temática e interpretativa

No texto "Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos", Severino (2007) nos oferece um excelente roteiro para favorecer o estudo de textos. Apresento, a seguir, as etapas apontadas pelo referido autor (análise textual, análise temática e análise interpretativa), recomendando sua aplicação, caros leitores do Ateliê de Educadores.
Bom estudo!

A. ANÁLISE TEXTUAL

Finalidade
É a primeira forma de aproximação do leitor com o texto, por meio do qual o pensamento do autor será conhecido.
Visa preparar para a análise temática (etapa subsequente).

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Educação Oriental - Modelos Educacionais

A História da Educação Oriental se estruturou entre dois mil a dois mil e quinhentos anos, numa região que consideramos o berço de toda a civilização. Egípcios, fenícios, gregos, mesopotâmicos, hebreus, chineses, japoneses e outros grupos humanos colaboraram para a construção de modelos e agências de formas da tradição oriental que têm uma dimensão de longa duração na humanidade.

A educação é anterior às referidas civilizações. Na "pré-história", grupos de homens e mulheres, em diversos estágios de evolução, desenvolviam um tipo de educação a partir de observação e da imitação da natureza, não intencional, mas visando garantir a sobrevivência.




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma lenda de sabor sapiencial

Amigos e amigas leitores(a) do Ateliê de Educadores. Hoje tive uma grande satisfação de encontrar um texto adaptei para apresentação de teatro de fantoches. O conto narrado por Pe. Pascual Chávez no livro "Dar especial atenção à família – berço da vida e do amor e lugar de humanização" foi transformado, então, em breve roteiro. Para aqueles que buscam recursos para educação de valores, está aí uma boa sugestão!


Personagens: Avô (Zé), Avó (Jenô – Jenoveva), Mãe (Maria), Pai, Filho (Zuca), Anjo.

(Música regional)

Avô: Ô mia véiaaaa...! Num aguenrrtu mais esse reumathismum!

Avó: É Zé, seu probrema é de junta.

Avô: Que junta?!

Avó: Junta tudo e joga fora!

Avô: Você diz isso agora, mas noutras época...

Avó: Afe... faz tanto tempo!

Avô: deixe de tro-lo-ló Jenô.

Avó: Tro-lo-ló?! Tro-lo-ló é o cumpade Tião que num veio tirá do prego nossa tv.

Avô: E ele num veio naum, muié?!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Curso de Iniciação ao Moodle

O ATELIÊ DE EDUCADORES oferece gratuitamente Curso de Iniciação ao Moodle aos seus leitores.
Os candidatos deverão enviar texto para salescunha.neto@gmail.com, informando nome completo, formação  e estado de origem e justificando interesse pelo curso. Devem candidatar-se apenas aqueles que tiverem disponibilidade de pelo menos 1 hora diária para estudo durante 5 semanas consecutivas.

Objetivo do curso
Apresentar as potencialidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, em particular no desenvolvimento de atividades de formação e produção de conhecimento em ambientes escolares e profissionais.

Público
Educadores e outros profissionais interesssados em utilizar o Moodle como recurso de interação, ensino e aprendizagem.

Pré-requisitos
+ Possuir acesso à Internet e saber navegar na web;
+ Possuir e utilizar e-mail;
+ Ter conhecimentos básicos sobre Windows (nível de usuário) ou outro sistema operacional e de operações simples, tais como: download de arquivos, upload de arquivos, salvar arquivos, uso de formulários web, dentre outros;
+ Ter autodisciplina, motivação e responsabilidade com relação ao estudo e disponibilidade de uma hora diária por 5 semanas seguidas;
+ Ter instalado em seu micro: navegador web, plugin para exibição de animações em flash, Adobe Acrobat Reader.

Programação
12 a 24 de outubro - Inscrições;
25 de outubro - Divulgação no Ateliê de educadores da lista dos cursistas selecionados;
29 de outubro a 02 de dezembro - Curso de iniciação ao Moodle.

Certificado
Será emitido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO para aqueles que atingirem pelo menos 80 pontos por meio da realização das atividasdes (0 a 60 pontos), de frequência assídua ao ambiente virtual de aprendizagem (0 a 20 pontos) e da interação juntos aos integrantes do curso (0 a 20 pontos).

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Miguel Magone

Em outubro de 1857, quando Dom Bosco se encontrava na estação de uma pequena cidade chamada Carmagnola, a 30 km de Turim – Itália, observou a algazarra de um grupo de meninos de rua. Um deles se destacava por sua expressiva liderança: Miguel Magone.

Indo ao encontro destes, Dom Bosco foi logo indagado por Miguel:

- Quem é você para vir e se intrometer em nossos jogos?

- Sou um amigo seu, disse Dom Bosco. E você, quem é?

- Quem sou eu? Miguel Magone, o capitão do exército!

Miguel tinha treze anos. Era um garoto sem pai e pouco assistido pela mãe, que se ocupava de trabalho para sustentar a família. Por conta disso, Miguel vagava pelas ruas de Carmagnola e exercia o comando sob um grupo de meninos sem perspectivas de vida digna.

Miguel não poderia imaginar que seu encontro com Dom Bosco iria mudar sua vida. De fato, Dom Bosco era seu amigo: levou-o para Turim e lá Miguel encontrou uma casa, uma família, um pai e uma nova chance para a vida. Com Dom Bosco, deixou a rua e começou a estudar, vivendo uma verdadeira jornada educacional.

Miguel Magone morreu no dia 21 de janeiro de 1859, vítima de uma doença pulmonar. No curto espaço de tempo com Dom Bosco, percorreu um caminho de crescimento na fé e encontrou sentido em sua vida.

sábado, 1 de outubro de 2011

Nunca

Certo dia, estando no Farol da Barra, em Salvador - BA, comecei a fotografar o sol poente, procurando registrar sempre na mesma direção. Quando apreciei as fotos, notei que em questão de segundos o mesmo cenário mudava por conta do movimento da natureza e das pessoas. Havia aí também o meu movimento, como aquele que registrava e que selecionava com a máquina digital diversos momentos numa mesma paisagem. A experiência foi tão interessante que acabei criando a poesia que agora compartilho com os leitores do Ateliê de Educadores.








 


 
 

Roda Gigante de ações pela Primeira Infância

Diversos eventos acontecem no mês de outubro em Salvador para discutir e mobilizar a sociedade sobre questões relacionadas à realidade das crianças com até 6 anos no país
Mais informações: www.primeirainfancia.org.br ou 3237 6878

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!