quinta-feira, 31 de março de 2011

Martins de Aguiar, um filólogo e educador cearense

Em 2004, quando pesquisava sobre a história do Liceu do Ceará entre os anos 1937 e 1945, entrevistei alguns ex-estudantes, tais como: Caio Lóssio Botelho, Alberto Santiago Galeno, Oswaldo Evandro e Vinícius Barros Leal.

Ambos recordaram a qualidade de ensino presente no Liceu do Ceará nos anos mencionados e sobre o quadro de educadores composto por homens ilustres, prestigiados socialmente graças à competência nas áreas do conhecimento em que atuavam.

Os professores do Liceu eram selecionados por rigoroso processo seletivo, tinham bons salários e eram reconhecidos pelo zelo com relação a disciplina dos estudantes.

Martins de Aguiar foi citado em todas as entrevistas com um dos melhores educadores do Liceu do Ceará nas primeiras décadas do século XX, dentre outros mencionados. 

terça-feira, 29 de março de 2011

Cartilha sobre Bullying

No dia 28 de março de 2011 o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou cartilha sobre bullying

Com o objetivo de informar a pais, professores e cidadãos o TJBA publica, a partir de hoje (28/03), uma cartilha sobre bullying (violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender).

Janela de Johari: minhas qualidades e defeitos

A postagem sobre Janela de Johari tem sido uma das mais visitadas no Ateliê de Educadores. Após exposição, informei que compartilharia alguns dinâmicas relacionadas à abordagem. Pois bem!... Estou agora cumprindo a promessa e publicando aqui uma das dinâmicas que vivenciei e que na época favoreceu significativamente nas relações intra e interpessoal de um grupo de amigos do qual fazia parte. Ela parece  simples, mas  proporcina crescimento humano não mensurável. Por isso, para aplicá-lo é preciso prudência, maturidade, sigilo e profissionalismo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dicas para seu blog

Na edição de blogs algumas dicas são sempre bem-vindas para aquelas pessoas que estão conhecendo este recurso ou até para os blogueiros que desejam realizar um trabalho coerente e capaz de atrair  o interesse de internautas, permitindo a socialização de conhecimentos. Apresentamos aqui apenas algumas sugestões.

domingo, 27 de março de 2011

Produção do conhecimento em Luckesi

Estive na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no dia 21 de março de 2011 e participei da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação. “Produção do conhecimento: metodologia e política” foi o tema de reflexão proposto por Cipriano Luckesi. O referido autor dividiu sua exposição em três blocos – produção do conhecimento, metodologia e política – e em cada um destes apresentou tópicos, acompanhados de explicação.
Para quem se interessa por pesquisa e produção do conhecimento e está envolvido no desenvolvimento de projetos de pesquisa ou relatório, vale apena apreciar.

domingo, 13 de março de 2011

O "BOA NOITE" SALESIANO

Em 2006, estando entre os salesianos, produzi uma breve reflexão sobre um dos recursos pedagógicos utilizados pelo Padre João Bosco, durante o século XIX, para educar e evangelizar adolescentes e jovens italianos. Hoje os boas noites transformaram-se também em bom dias ou boas tardes nas obras salesianas no mundo, voltados especialmente para a formação de cristãos e cidadãos.
Publicando neste dia esta reflexão manifesto, portanto, minha graditão aos irmãos e padres salesianos. Com certeza, muito do que sou hoje devo a eles.


Resumo

Baseado em alguns escritos de Dom Bosco e de autores que trabalharam com a espiritualidade salesiana, especialmente com o gênero biográfico e autobiográfico, o breve artigo pretende discutir sobre a origem do "boa noite", recurso pedagógico utilizado até hoje na educação de adolescentes e jovens atendidos pelas comunidades salesianas, refletindo sobre o contexto de seu surgimento, temas, objetivo e método.

Margarida, mãe de Dom Bosco e sua colaboradora primeira no Oratório de São Francisco de Sales, em Valdocco - Itália, protagonizou o surgimento dessa prática que integra uma série de rituais voltados para a consolidação do clima de família e conseqüentemente para a educação e evangelização de adolescentes e jovens.

Palavras-chave
Boa-noite – Mamãe Margarida – Sistema Preventivo


sábado, 12 de março de 2011

Dom Antônio de Almeida Lustosa: 125 anos de nascimento em 2011!

Aproximando-se o aniversário de um ano do Ateliê de Educadores não podia deixar de mencionar um autor que me fascina toda vez que leio alguns de seus textos: Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Mineiro de São Del Rei, Dom Lustosa nasceu no dia 11 de fevereiro de 1886. Educador Salesiano, ainda jovem foi nomeado bispo (1925), dirigindo as dioceses de Uberaba (1925 a 1928), Corumbá (1928 a 1931) e Belém (1931 a 1941) e a arquidiocese de Fortaleza (1941 a 1963). Faleceu em 14 de agosto de 1974, na cidade de Carpina - Pernambuco.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Inscrições para Grupo de Ações Docentes do Ateliê de Educadores


O blog Ateliê de educadores tem compartilhado ideias e vivências em educação e agora, desejando ampliar sua ação, toma a iniciativa de convidar abertamente todos os educadores que se interessem pela pesquisa e assessoria em projetos educacionais para participar de grupo docente. Conheça nossa proposta e entre em contato conosco!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um ano de Ateliê de Educadores


Começamos o blog Ateliê de educadores visando criar um espaço para interações, trocas e autorias compartilhadas. Projeto audacioso,  foi tomando forma e se constituindo com os diálogos de todos que o visitaram e contribuíram para torná-lo um diário coletivo!


AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!