segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER

Nesta postagem Renata Sbrogio recorda a chegada das tecnologias da informação e da comunicação na escola, refletindo sobre suas contribuições no sentido de colaborar com melhoria das condições de ensino em nossas escolas.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS – ENTREVISTA COM A PROFESSORA DRA. BRASILENA PINTO TRINDADE

Desde agosto de 2008, quando foi aprovada a Lei n. 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música na escola, muitos educadores ficaram curiosos a respeito do processo para a inclusão da música no currículo da educação básica do nosso país. Agosto de 2011 foi o prazo estabelecido para tal intento.

Para entender um pouco sobre este tema, convidamos a professora Dra. Brasilena Pinto Trindade que prontamente concedeu-nos uma entrevista objetiva e clara sobre o que é Arte, elementos trabalhados pela Música, relevância da Educação Musical e um pouco de sua história, legislação brasileira e obrigatoriedade do ensino de Música, habilitação para lecionar Música nas escolas e formação docente na área.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projetos hoje

Você já ouviu falar de:
+ Projeto de vida?
+ Projeto de pesquisa?
+ Plano de Negócio?
+ Projeto Político Pedagógico?


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dinâmica dos rótulos


A. Objetivos
Favorecer reflexão sobre a influência dos preconceitos e dos sentimentos nas relações interpessoais.


B. Recursos Necessários
Rótulos em papel ofício
Fita adesiva

C. Procedimentos

01. Em folhas de ofício, escrever os seguintes rótulos:




02. As palavras acima devem ser de um tamanho visível para todos na sala. Além destes rótulos, podem ser utilizados outros de acordo com a intenção do facilitador e a realidade do grupo.

03. Escolher uma pessoa por rótulo, colocando-a de frente para o grupo.

04. Mostrar para o grupo o rótulo, sem que o escolhido veja. Quando o escolhido for responder a alguma pergunta (Por exemplo: O que você pensa sobre o preconceito?), grupo deverá reagir de acordo com o rótulo e com a atitude sugerida no papel.

05. O grupo não poderá ler em voz alta o que está no papel, mas representar o que ele pede com expressão corporal. O escolhido não poderá ver o papel, mas identificar o rótulo que lhe coube observando a atitude do grupo, enquanto tenta responder a uma indagação.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Manifesto dos Pioneiros da Educação

O Manifesto dos pioneiros da educação foi publicado e assinado em março de 1932 por 26 intelectuais liderados por Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira, sob o título “A reconstrução educacional no Brasil: manifesto dos pioneiros da educação nova”.


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