quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ORAÇÃO DA MESTRA

 Já que nestes dias tenho publicado ducumentos que encontrei por meio de pesquisa historiográfica, apresento agora aos leitores do Ateliê de Educadores um documento considerei muito interessante e que oferece indicações interessantes sobre representações do ser educadora  nas primeiras décadas do século XX e concepção de educação.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dona Formiga e Dona Cigarra

Compartilho com vocês mais uma relíquia que encontrei durante minhas pesquisas. É uma poesia sobre a clássica história das Dona Formiga e Dona Cigarra, tão conhecida durante nossa infância. O texto é de autoria de Martins D'Alvarez foi encontrado no Almanaque do Ceará de 1943, disponível na Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

Uma raridade de prova

Numa de minhas incursões ao Arquivo Público Intermediário do Estado do Ceará*, localizado na Rua Pinto Madeira, 166 – Centro de Fortaleza, encontrei um documento que considero raro e excelente para representar uma proposta tradicional de avaliação no ensino de História. É uma prova de História na qual apenas informações pontuais foram solicitadas, sem nenhuma possibilidade de reflexão por parte da educanda.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O conselho escolar na legislação brasileira

Novamente o Ateliê de educadores recebe uma colaboração. Desta vez é Ana Paula Cosato, formada em Secretariado e graduanda em Pedagogia, que compartilha conosco uma reflexão sobre Conselho Escolar, resultado de atividade que realizou na disciplina Elaboração e Gestão de Projetos Educativos, quando pôde analisar a regulamentação brasileira a respeito do referido tema. Agradecemos por mais esta colaboração!

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Aprenda a vender pelo Facebook. Clique na imagem e saiba mais.

Aprenda a vender pelo Facebook. Clique na imagem e saiba mais.
Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a demonstração de que fazer parte do Facebook

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!