As propostas didáticas desenvolvidas em ambientes escolares compreendem objetivos educacionais que podem estar claros ou não para aqueles que as promovem ou que por elas são contemplados.
Para o educador que deseja desenvolver uma educação emancipadora, que colabora com a formação de cidadãos, é indispensável que ele saiba onde deseja chegar (intencionalidade) ao realizar uma proposta de ensino e aprendizagem. De com acordo Zabala (1998, p.54), para compreender o valor educacional de uma sequência didática e as razões que a justificam, é necessário identificar suas fases, as atividades que a conformam e as relações que se estabelecem. A partir daí, pode-se introduzir mudanças ou atividades novas que a melhorem, tendo em vista atender às reais necessidades dos educandos.
Para o educador que deseja desenvolver uma educação emancipadora, que colabora com a formação de cidadãos, é indispensável que ele saiba onde deseja chegar (intencionalidade) ao realizar uma proposta de ensino e aprendizagem. De com acordo Zabala (1998, p.54), para compreender o valor educacional de uma sequência didática e as razões que a justificam, é necessário identificar suas fases, as atividades que a conformam e as relações que se estabelecem. A partir daí, pode-se introduzir mudanças ou atividades novas que a melhorem, tendo em vista atender às reais necessidades dos educandos.
Mas, o que seria uma sequência didática? Antes de dar uma reposta a esta questão, sugiro a análise deste mapa conceitual.
E aí? Quais são as conclusões a respeito?
Nesse mapa conceitual identificamos uma definição de sequências didáticas (é uma sequência de atividades destinada a promover ensino/aprendizagem), objetivos (deve promover compreensão, aprendizagem significativa), níveis de ensino onde podem ser aplicadas (cita ensino fundamental, ensino médio e EJA¹, mas ainda diria que podem ser desenvolvidas em qualquer nível de ensino) e etapas (levantamento de conhecimentos prévios, apresentação, contextualização, análise, discussão em torno de problemas e soluções possíveis e, finalmente, sistematização).
Para Zabala (1998, p.18) sequências didáticas são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”
Não é qualquer sequência didática que favorece o desenvolvimento da autonomia entre os estudantes, indispensável à formação para a cidadania. Aquelas, por exemplo, que enfatizam a recepção de conteúdos e sua reprodução mecânica retira dos educandos a possibilidade de autoria na produção de conhecimentos.
Para compreender a diversidade de sequências e seus respectivos fins, vejamos os modelos apontados por Zabala (a que ele chama de unidade) e a análise que ele faz de cada um. Para isso, sistematizamos as seguintes tabelas.
MODELOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DA TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS
Somos favoráveis às sequências didáticas que levem em consideração o contexto dos educandos, suas necessidades e conhecimentos que trazem consigo sobre as várias dimensões do cotidiano e da vida. Além disso, entendemos que problematização da realidade, levantamento de hipóteses, análise e interpretação de dados e sistematização de conhecimentos devem ser ações estimuladas entre os educados. Em outras palavras, acreditamos na pesquisa como principio educacional e possibilidade real de aprendizagem significativa. Por isso, das unidades apresentadas por Zabala (1998), aproximamo-nos mais da quarta opção.
Para a elaboração de sequências didáticas, além de estudos sobre o assunto, sugerimos a análise de propostas tais como aquelas disponíveis na site da nova escola e de outras facilmente encontradas em pesquisas pela internet e materiais didáticos.
Referência
Referência
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
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2 comentários:
Olá, vc que fez esse mapa conceitual? Gostaria de usar e preciso citar a fonte.
Obrigada,
Cinthia
Não Cíntia,
Npte que logo abaixo do mapa conceitual coloquei uma palavra (CMPAS) que se você clicar nela, terá acesso à página de onde ele foi retirado.
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